Ex-ministro do TSE, advogado Admar Gonzaga, assina a ação. Foto TSE.

Deputados do PSL apresentaram nesta terça-feira (17), ao Tribunal Superior Eleitoral, ação requerendo a justa causa para sair do partido, como um modo de manter os mandatos de deputados federais e podendo se filiar a outra agremiação política.

A ação, assinada pelos advogados Admar Gonzaga e Marcello Dias de Paula, afirma que é de conhecimento público e notório a conduta desviante do presidente do Partido Social Liberal, Luciano Bivar, que tinha a nítida intenção de manter a sigla velada para o restante de seus membros, inclusive no que se refere à gestão dos valores milionários que dispõe.

“Nesse sentido, observa-se a maneira intransigente da gestão partidária aqui praticada, a qual reiteradas vezes violou o estatuto do Partido, em especial ao capítulo II, do Título IX, que trata das finanças e da contabilidade”, disse.

Na ação, os parlamentares também afirmam sofrer “graves discriminações político-pessoais”, uma vez que Bivar administra uma “caixa-preta“.

“As atitudes de discriminação político-pessoais ultrapassaram todos os limites de uma convivência harmoniosa partidária, dadas as constantes ofensas à dignidade e à imagem pública dos requeridos e, por isso, restou caracterizada uma situação cuja solução é a desfiliação partidária, caracterizada pela justa causa, por todos os fundamentos de fato e de direito a serem expostos nesta inicial”, diz o texto.

Clique aqui para ler a inicial.

Fonte: site Conjur.