Ao todo, 44 deputados registraram presença durante votação da Reforma da Previdência. Foto: Blog do Edison Silva.

A quase totalidade dos deputados estaduais cearenses esteve presente na sessão deliberativa desta quinta-feira (19), quando foi discutida a Reforma da Previdência do governador Camilo Santana. Dos 46 membros da Casa Legislativa, 44 registraram presença durante o debate. Muitos aproveitaram que seus pares estavam no Plenário 13 de Maio para debater outros temas extrapauta, como as eleições municipais de 2020.

Dos 46 deputados que fazem parte do Legislativo Estadual, somente Salmito Filho (PDT) e Delegado Cavalcante (PSL), não compareceram ao embate sobre a Reforma Previdenciária. Em dado momento, ainda com a votação das emendas parlamentares em curso, alguns parlamentares resolveram se reunir extraoficialmente para tratar sobre o pleito municipal do próximo ano.

Queiroz Filho (PDT), Leonardo Araújo (MDB), Moisés Braz (PT), Walter Cavalcante (MDB) e Heitor Férrer (SD) debatiam os rumos da Casa com o resultado das eleições municipais vindouras. Eles também trataram sobre apoios em municípios como Forquilha e Trairi, cidades nas quais Moisés Braz e Leonardo Araújo demonstram interesse.

Os parlamentares chegaram a falar sobre possibilidade de atuarem de forma conjunta, sem disputa entre eles e seus liderados, nesses municípios. A eleição em Fortaleza também foi tema do debate informal entre os parlamentares. Isso porque surgiu, no meio da conversa, possibilidade de apoio do MDB ao PDT de Roberto Cláudio, como o Blog do Edison Silva já havia veiculado.

Plenário 13 de Maio estava repleto de deputados, assessores e imprensa local. Foto: Blog do Edison Silva.

Com a chegada do ex-deputado Mário Hélio, a discussão desandou para temas menos sérios, como um embate que ocorreu na legislatura passada entre Hélio e o ex-deputado Joaquim Noronha, o que na época gerou muito burburinho na Casa. O bate-papo informal só foi interrompido quando os parlamentares foram convocados para votar contra emenda que tentava modificar a Reforma da Previdência de Camilo Santana.

Falando em Camilo, há dentro da base governista parlamentares insatisfeitos com o modo como estão sendo tratados. Um parlamentar chegou a dizer que já faz mais de um ano desde a última vez que teve audiência com o chefe do Poder Executivo. De acordo com ele, um dos erros do governador durante todo esse tempo foi não ter conseguido construir um grupo político em seu entorno.

Atrofia muscular

Alguns deputados aproveitaram o quórum expressivo atingido para colher assinaturas de seus pares para matérias de seus interesses. A deputada Dra. Silvana (PL) conseguiu apoio para requerimento que solicitava da Habitafor e Secretaria de Cidades providências para atender as demandas de pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) cadastrados no programa de habitação e que necessitam dessas unidades habitacionais.

De acordo com a parlamentar, o recebimento dessas unidades habitacionais proporcionará maior qualidade de vida para estas crianças, possibilitando maior eficiência do tratamento, bem como maior economia para os cofres públicos. A parlamentar chegou a dizer que esta seria uma pauta positiva em um dia de votação de proposta negativa, neste caso, a Reforma da Previdência do governador Camilo.

Os dois requerimentos de Silvana, um para o Habitafor e outro para Secretaria de Cidades foram aprovados. As propostas foram acordadas com os gestores dessas duas pastas. “As crianças são dependentes de ventilação mecânica. O Estado é modelo graças ao Sabin (Hospital Albert Sabin) por adaptar as crianças em casa mesmo no respirador. Essa foi uma ideia que tive ao visitar o Sabin pela comissão de saúde”, destacou.

Mal

Logo no início dos trabalhos, chamou atenção o diálogo entre o líder do Governo, Julio César Filho (Cidadania) e André Fernandes (PSL), da oposição. Os dois, na verdade, estavam discutindo qual Reforma da Previdência faria mais ou menos mal para os trabalhadores cearenses. No fim das contas, Júlio César afirmou que a proposta de Camilo Santana é mais branda e ficaria ainda mais, com as emendas da liderança do Governo.