A deputada Silvana chegou a chorar durante pronunciamento na tribuna da Assembleia. Foto: ALECE.

A deputada Dra. Silvana (PL) anunciou, na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (11), que entrará com uma representação no Ministério Público para denunciar a situação dos pacientes internados no Frotinha da Parangaba. A parlamentar fez ainda críticas a atual gestão do Instituto José Frota (IJF).

A parlamentar afirmou que recebeu o relato de um paciente que encontra-se com o joelho e o fêmur fraturados desde o dia 04/11, aguardando por cirurgia, recebendo apenas medicação analgésica. “Recebi o relato do meu amigo, pastor Allison da Rocha Gadelha, que sofreu um acidente de moto quando estava entregando marmitas e fraturou o fêmur e o joelho. Ele foi levado ao Frotinha da Parangaba, passou seis dias no corredor em péssimas condições”, relatou. Segundo a deputada, desde o dia 10 de novembro o paciente aguarda por uma cirurgia no IJF.

Condições desumanas

Sem esconder a emoção, Dra. Silvana leu na tribuna o relato do paciente. “As condições nesses corredores são desumanas. Estão fazendo toques retais em pacientes no corredor, tratamento este que deve ser feito num lugar reservado. Fora que as pessoas estão fazendo suas necessidades fisiológicas lá mesmo”, repudiou. 

Para a parlamentar, a situação dos pacientes do hospital reflete uma má gestão de recursos. “Eu não acho que um paciente passar meses para fazer uma cirurgia é algo normal. E pior ainda, passar por tamanha humilhação para receber o atendimento que precisa. Por isso que digo que o secretário Dr. Cabeto está no rumo certo. Ele tirou as pessoas do corredor do HGF e já avisou que o problema da saúde não é dinheiro, é má gestão”, frisou.

A deputada afirmou que irá, em nome da Comissão de Saúde da Casa, a qual preside, ao IJF nos próximos dias.