Prisco Bezerra em sua posse como senador pelo Ceará. Foto: Divulgação.

O senador Cid Gomes (PDT), licenciado do mandato, iniciou à noite desta quinta-feira (12) sua nova jornada política, razão do seu pedido de licença por 120 dias, ocasionando a convocação do seu primeiro suplente, o empresário Prisco Bezerra. Cid, ao lado das principais lideranças políticas do seu partido no Ceará, inaugurou, em Fortaleza, a nova sede regional do PDT, onde concentrará os seus encontros para tratar das sucessões municipais com os pedetistas e dirigentes de partidos aliados.

Até o início de abril, quando fica encerrado o prazo do Calendário Eleitoral para as filiações partidárias, Cid Gomes vai tratar de alianças partidárias para as eleições de prefeitos e a formação de chapas para a disputa dos cargos legislativos, cuja disputa, em 2020, será feita sem a existência de coligações, ou seja, a disputa por vaga de vereador será idêntica à majoritária, será eleito o candidato que obtiver, individualmente, mais votos.

Na inauguração da nova sede do PDT, houve a filiação de mais três prefeitos: Joacy Alves dos Santos Júnior (Juju – ex-PSDB) de Jaguaribara; Roberto da Viúva (Roberto Barbosa Moreira – ex-PTN) de Jaguaruana e Dr. Júnior (Francisco de Castro Menezes Junior – ex-PSD) de Chorozinho. O PDT fica agora com 55 prefeitos filiados, o partido que mais administra prefeituras no Ceará.

Projeto político

Em seu primeiro discurso, depois de tomar posse como suplente do senador Cid Gomes (PDT), licenciado por 120 dias, o senador Prisco Bezerra (PDT/CE), afirmou nesta quinta-feira (12), no Plenário, que durante o exercício da função irá defender valores democráticos em favor dos trabalhadores, das crianças, dos jovens e das minorias. Ele afirmou ter orgulho de fazer parte de um projeto político no Ceará que prioriza a educação como instrumento para melhorar as condições de vida da população.

Prisco Bezerra citou números para demonstrar o resultado do engajamento em torno da questão. “Não seria descabido lembrar que 82 das 100 melhores escolas públicas de ensino fundamental no país estão no Ceará, segundo o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Outro dado relevante: um terço das nossas escolas oferece ensino integral. Em Fortaleza, o percentual das matrículas em tempo integral é ainda maior. Nada menos que 42% de nossas crianças na capital passam o dia inteiro na escola”, destacou.

Outros suplentes

Além de Cid Gomes, outros seis senadores titulares estão licenciados: Rose de Freitas (PODE/ES), Donizeti Nogueira (PT/TO), Gilberto Piselo (PDT/RO), Guaracy Silveira (PSL/TO), Ricardo Franco (DEM/SE) e Thieres Pinto (PTB/RR).

Com informações da Agência Senado.