Bagnoregio é uma comuna italiana da região do Lácio, província de Viterbo, que fica a 125 quilômetros de Roma e é conhecida como a cidade que morre. Apenas 12 pessoas moram lá.

Para Karen Regina, Bagnoregio é “Uma cidade que despenca seus pedaços por barrancos, junto a séculos de história. Doze são os seus atuais habitantes. Os fantasmas de quem já partiu contabilizam várias gerações. Civita di Bagnoregio é uma ilha envolta por crateras lunares, moldadas a erosões e terremotos. A chamada “cidade que morre” ganhou nos últimos anos alguns suspiros a mais de vida, graças a pessoas como você e eu – turistas curiosos, intrigados com a beleza pitoresca da cidade que fica no topo uma montanha de solo friável.”

O pitoresco local é uma das cidades mais interessantes para se visitar no Lazio, mais precisamente na província de Viterbo. Mas por que Civita di Bagnoregio é chamada de cidade que morre? Por conta dos terremotos e erosões aceleraram a emigração de seus moradores no passado. No verão, a citadela ganha um pouco mais de movimento, pois passa a comportar em torno de 100 habitantes que trabalham envolvidos na recepção de turistas, ou que ali vivem temporariamente durante o período de férias. A cidade, que já foi praticamente abandonada, hoje, por conta do turismo, é a “cidade que renasce”.
Sua topografia é a principal responsável pela debandada de antigos moradores. Acessível apenas por meio de uma ponte de concreto que se conecta a Bagnoregio, Civita di Bagnoregio é de fato uma ilha de pedras que permaneceu inerte ao transcurso da modernidade. Ela se situa a cerca de um quilômetro de Bagnoregio, local por onde é necessário passar primeiramente antes de chegar à Civita. A ponte que conecta Bagnoregio e Civita mede em torno de 500 metros de comprimento e existe há apenas algumas décadas.

Texto e foto

A.Capibaribe Neto.
Especial para o Blog do Edison Silva.