Plenário da Câmara Municipal do Eusébio. Foto: Blog do Edison Silva.

A Câmara Municipal do Eusébio aprovou nesta segunda-feira (18) requerimento ao governador Camilo Santana (PT), com cópia ao prefeito Acilon Gonçalves, solicitando a municipalização do Autódromo Internacional Virgílio Távora inaugurado em 1969. Só quem votou contra foi o vereador Chico do Posto (Pros) dizendo ele que municipalizar o equipamento vai piorar porque a Prefeitura não cuida nem dos imóveis sob sua administração. “A prefeitura está quebrada”, disse.

O autor do requerimento, vereador França (Francisco França Santos Chagas – PRB) se disse triste com a atitude do governador de querer vender para a iniciativa privada um equipamento automobilístico “que teve a glória de recepcionar” grandes pilotos como Emerson Fittipaldi.

“Não podemos refutar 50 anos de história. Neste momento não podemos permitir que o município do Eusébio, conhecido nacionalmente como a capital cearense do automobilismo, perca mais um circuito de provas, já que foi destruído o Kartódromo (construído em área privada)”, lamentou o vereador França, lembrando que no entorno do circuito foi construído o Bairro do Autódromo inspirado no equipamento e onde está localizado o Paço Municipal.

“Então, é de extrema infelicidade o Governo do Estado do Ceará colocar (o Autódromo) no rol dos imóveis imprestáveis para posteriormente ser leiloado, principalmente sem ouvir as pessoas que trabalham e vivem nesta cidade”, afirmou o vereador França para depois completar: “Esperamos que este equívoco seja corrigido, e que se faça o mais breve possível o diálogo sobre a doação deste precioso bem para o município de Eusébio, não somente pela sua importância, mas também pelas inúmeras possibilidades de utilização para o serviço público e para a população em geral”. Dos 15 vereadores presentes à sessão, 14 votaram a favor.

O vereador Chico do Posto, único a votar contra, disse que era melhor o Autódromo ficar sob a administração do Governo pois municipalizar iria piorar, pois os equipamentos sob a administração municipal estão abandonados. Ele citou como exemplo o estádio Raimundo da Cunha e o estádio do Santo Antônio. “Se ficar nas mãos da Prefeitura o Autódromo vai ficar mais abandonado ainda porque a prefeitura está quebrada”, criticou o vereador oposicionista.