Projeto de Priscila Costa é cópia de proposta aprovada pela Câmara de São Paulo. Foto: CMFor.

A vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PRTB), apresentou projeto de Lei que cria o programa voluntário acolhedor para recém-nascidos de mães dependentes de substâncias químicas e vítimas de violência do tráfico de drogas. O problema é que, no texto, a proposta dispõe sobre atendimentos para crianças nascidas na cidade de … “São Paulo”.

A propositura é um claro exemplar de “copiou, colou”, em que um parlamentar copia projeto de outro município e tenta aplicar no seu. O problema é que a vereadora, ou sua assessoria, esqueceu de tirar o termo “São Paulo” e substituir por “Fortaleza”. A atecnia, inclusive, passou despercebida pelo protocolo da Casa.

O projeto original, de autoria da vereadora Patrícia Bezerra (PSDB-SP), foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo e já sancionado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB-SP), em abril passado.

Até na justificativa, Priscila Costa copiou o projeto de Patrícia Bezerra, desta vez trocando apenas a citação “cidade de São Paulo” por “cidade de Fortaleza”. A matéria, apresentada na sessão ordinária desta terça-feira, aguarda designação de um relator.

Esta não é a primeira vez que Costa copia projeto da parlamentar de São Paulo. A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, em 2017, projeto de Indicação de Priscila Costa que criava o programa “Parto sem Dor”. Como o prefeito Roberto Cláudio nunca respondeu à sugestão de Costa, a matéria foi arquivada.

Em São Paulo, em novembro de 2013, o então prefeito da cidade, Fernando Haddad (PT) sancionou projeto de Lei da vereadora Patrícia Bezerra que instituía o Plano Municipal para a Humanização do Parto, o “Parto sem Dor”.

Lula

Na semana passada, o Blog do Edison Silva mostrou outro caso de desatenção por parte de parlamentares da Casa quando da sugestão de propostas. A vereadora Larissa Gaspar (PT) chegou a colher assinaturas para conceder título de cidadão fortalezense ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acontece que o líder petista já tem cidadania de Fortaleza há 20 anos.