Eron Moreira quer que vereadores tenham ao menos um assessor negro. Foto: CMFor.

Na data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza destacaram a importância de se refletir e cobrar mais políticas para a população negra do País. Durante pronunciamento, Eron Moreira (PP), afirmou que vai apresentar projeto que obriga os vereadores eleitos no pleito do próximo ano a contratarem pelo menos um funcionário negro e um deficiente.

Apesar da necessidade de reflexão da data, o que mais chamou a atenção dos parlamentares foi o ato do deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), que rasgou quadro em exibição na Câmara dos Deputados que fazia alusão ao assassinato de negros pela polícia brasileira. Todos os vereadores que defenderam a causa da negritude repudiaram a ação do parlamentar.

Idalmir Feitosa (PL) destacou a necessidade da igualdade de raça e cor na sociedade. “Não é a cor que vai distinguir a dignidade da pessoa, mas sim o caráter, a moral e, principalmente, a sua consciência diante de seu existir. Viva a todos os negros brasileiros”, exaltou o vereador.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) fez um resgate histórico da luta contra a escravidão. Segundo ele, o movimento negro busca ter essa referência como marco da resistência, da luta contra a escravidão.

“Essa data é mais importante para o movimento da consciência negra do que propriamente o 13 de maio de 1988 com a assinatura da Lei Áurea. E queria aqui lembrar uma citação do Nelson Mandela que costumava dizer: ninguém nasce odiando uma pessoa por sua cor, origem ou religião, e se podem aprender a odiar também podem aprender a amar. Ele passou 30 anos na cadeia por conta do Apartheid e nos dá essa lição de generosidade” – (Evaldo Lima)

O parlamentar também lamentou o episódio que ocorreu na Câmara dos Deputados, envolvendo o deputado, Coronel Tadeu. “Em um dia tão especial quero lamentar profundamente o que ocorreu. Esse tipo de parlamentar acaba espetaculizando, propaga o ódio, fazendo apologia ao racismo, ao preconceito e à violência”, disse.

Guilherme Sampaio também repudiou a ação do parlamentar, lembrando que a arte destruída denunciava a violência policial contra a população negra. “O Coronel Tadeu não respeitou nem sua própria instituição. É um racista, e o primeiro ato de todos nós, parlamentares, no Dia da Consciência Negra, é nos comprometermos a não ser só contra o racismo, mas sermos antirracistas”.

O petista lembrou ainda que a taxa de mortalidade entre pessoas negras é de 40 por 100 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Ainda de acordo com o estudo, nas populações de outras etnias os números caem para 16 mortes a cada 100 mil pessoas. “Nossa sociedade ainda tem mais de 70% das vítimas assassinadas sendo negras”.

Deficiência

Eron Moreira, por sua vez, afirmou que vai apresentar na sessão ordinária desta quinta-feira (21) proposta que autoriza os vereadores eleitos em 2020 a contratarem ao menos um assessor parlamentar negro e outro deficiente. “Temos que nos organizar e programar para termos no nosso quadro pelo menos um assessor com deficiência física e um que se diga negro”, defendeu.

Iragassú Filho (PDT), em seu pronunciamento, destacou o crescimento da população negra nas universidades públicas e privadas do Brasil. Ele lamentou, ainda, o crescente número de caso de racismo contra negros mundo afora. “Todos somos iguais. Não é a cor, o gênero, a religião, time de futebol ou ideologia política que vai fazer alguém maior ou menor. Somos todos iguais. O dia de hoje é de reflexão”, disse.