Gardel Rolim durante pronunciamento no plenário da Câmara. Foto: CMFor.

O vereador Gardel Rolim (PDT) tem demonstrado preocupação com o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), após a extinção do Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), proposta pelo presidente Jair Bolsonaro.

A Medida Provisória n° 904 do Governo Federal, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira (12). O vereador destacou os 45% do valor do Seguro DPVAT que ainda são destinados para o financiamento do SUS, ou seja, quase metade do que é arrecadado com esse tributo, até dezembro de 2019, vai para a saúde pública (a partir de janeiro de 2020, essa verba deixará de existir).

Para embasar o discurso, ele ainda lembrou que em 2018, foram mais de 2 bilhões de reais destinados ao SUS. Ainda, segundo o vereador, faltou uma defesa contundente da bancada federal cearense acerca dessa problemática.

“Esse é um debate que nós precisamos fazer. Na verdade, a bancada federal do Ceará e o Congresso Nacional, precisam discutir sobre isso. Infelizmente, não vi nenhum deputado federal cearense, ou de outro estado, discutir o tema”, apontou.

“Se concordarmos com o fim do DPVAT, precisaríamos, no mínimo, debater como suprir essa forma de financiamento. Finalizando, chamo atenção para a depreciação que o SUS vem sofrendo nos últimos 20 anos”(Gardel Rolim)