Tomaz Holanda preside o PTC do Ceará e de Fortaleza. Foto: Blog do Edison Silva.

As vereadoras Cláudia Gomes e Lucimar Vieira Martins, a “Bá”, únicas representante do Partido Trabalhista Cristão (PTC), na Câmara Municipal de Fortaleza, vão se desfiliar da legenda para disputar as eleições do próximo ano por outras siglas. Com a saída das parlamentares, novos nomes devem ingressar no grêmio para tentarem vagas no Legislativo da Capital em 2020.

De acordo com o presidente estadual do PTC, Tomaz Holanda, já há um acordo para que Cláudia Gomes deixe os quadros do partido quando da “janela partidária” para ingresso no Democratas (DEM), partido presidido por seu esposo, Marcílio Gomes, na Capital.

Já a vereadora “Bá” ainda não definiu seu futuro, mas tudo indica que ela deva fortalecer os quadros do Partido Democrático Trabalhista, o PDT, que está atraindo para si aqueles vereadores com maior potencial de votos.

Tomaz Holanda, que também preside o PTC de Fortaleza, espera que a legenda eleja entre um a dois vereadores na disputa eleitoral do ano que vem. No entanto, para que a sigla consiga tal feito, necessitará que as duas parlamentares, Bá e Cláudia, deixem os quadros do partido.

Alguns nomes que pretendem disputar as eleições em 2020 só arriscarão ingresso no grêmio com a saída de Cláudia Gomes e Bá, isso porque as duas possuem potencial de voto que vai para além daquele que o partido pretende atingir para eleger os seus. Tomaz Holanda também é pré-candidato no pleito do próximo ano.

“A Cláudia entrou em consenso com a gente e a gente deu carta branca. O DEM já tem concordância e não temos divergência quanto a isso. A turma ainda não se filiou. Está esperando a vereadora (Bá) sair, se não sair, ela vão ficar como candidata, eu e ela”, disse Holanda, que é pré-candidato a vereador de Fortaleza.

A filha dele, a ex-vereadora Tamara Holanda, atualmente está comandando o Democracia Cristã (DC). O partido de Tamara também espera eleger de um a dois vereadores, isso com uma chapa formada por filiados com menor percentual de votos.