Presidentes do TSE e do TCU, respectivamente ministra Rosa Weber e ministro José Múcio, assinam parceria sobre enfrentamento à desinformação nas eleições de 2020. Foto: assessoria do TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, conduziu nesta terça-feira (26) o ato de adesão do Tribunal de Contas da União (TCU), representado pelo seu presidente, José Mucio Monteiro, ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Presidência da Corte Eleitoral.

A ministra Rosa Weber agradeceu ao presidente do TCU e classificou como “preciosa” a parceria firmada pelo Tribunal de Contas com o Programa. A magistrada assinalou a preocupação da Justiça Eleitoral em tentar reduzir, ao máximo, os efeitos da disseminação da desinformação, principalmente em períodos eleitorais. Segundo Rosa Weber, o objetivo principal do TSE é realizar parcerias efetivas com instituições públicas, privadas e plataformas digitais para avançar no combate à propagação de informações falsas na internet que causam grande malefício.

“Penso que a iniciativa que estamos tomando, no âmbito do TSE, se impunha na medida em que houve uma grande ampliação desses sistemas de ataque no último pleito, inclusive às instituições. Nesse sentido, as Eleições Municipais de 2020 estão a merecer uma atenção especial”, afirmou a presidente da Corte Eleitoral.

Após assinar o termo de adesão, o presidente do TCU, José Mucio Monteiro, ressaltou a importância do Programa de Enfrentamento à Desinformação e da parceira feita com o TSE como um mecanismo de alerta e esclarecimento à sociedade com relação ao fenômeno das notícias falsas. “Esse enfrentamento vai fazer com que a mentira não vire verdade”, afirmou o presidente da Corte de Contas.

O presidente do TCU destacou que pretende estreitar ainda mais a parceria com o TSE, desta vez em relação às possíveis ações que o Tribunal de Contas possa adotar para auxiliar no combate à desinformação. José Mucio recordou que o TCU já é parceiro do TSE no tocante ao exame de prestações de contas de candidatos e partidos.

Com informações do TSE