Mesa dos trabalhos da Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa do Ceará no auditório do Memorial Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte. Foto: ALECE.

A cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri, recebeu nesta sexta-feira (8) a primeira Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa na atual legislatura. 22 deputados estaduais, três deputados federais, prefeitos de vários municípios e vereadores da região e o governador Camilo Santana participaram do evento. O presidente José Sarto diz que a sessão superou as expectativas e que pretende discutir, no próximo semestre, a escolha de outra região para realizar a Sessão Itinerante.

José Sarto, após a sessão, fez um balanço do evento. Ouça:

O governador Camilo Santana – filho do Crato, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, compuseram a mesa de abertura dos trabalhos. Arnon, inclusive, fez um breve pronunciamento ressaltando ser positiva a aproximação do Poder Legislativo “pois ajuda a população a conhecer e entender o trabalho dos parlamentares”. Depois elogiou o ex-prefeito Mauro Sampaio, o idealizador e responsável pela construção da estátua de Padre Cícero que completou 50 anos dia primeiro de novembro passado. O governador Camilo Santana disse que o sentimento dele era de gratidão a todo o povo do Cariri por estar, pela segunda vez, governando o Estado do Ceará.

A Sessão Itinerante atendeu ao pedido do deputado Nelinho Freitas (PSDB) e da Sessão Solene do deputado Fernando Santana (PT), ambos cotados a disputarem a prefeitura de Juazeiro do Norte em 2020. A Sessão Solene, em homenagem aos 50 anos da estátua de Padre Cícero, também foi requerida pela deputada Fernanda Pessoa (PSDB), com subscrição do deputado Carlos Felipe (PCdoB).

Expediente longo

A maioria dos deputados presentes se inscreveu para falar na sessão. Devido ao adiantado da hora, o tempo foi limitado a cinco minutos para cada pronunciamento. Confira sobre o que falaram os parlamentares:

Nelinho Freitas – Pediu para o governador Camilo Santana para para o governo apoiar o polo calçadista no Cariri. Agradeceu o teleférico da Colina do Horto. Destacou o projeto, de própria autoria, incluindo as principais romarias de Juazeiro no calendário oficial do Estado.

Danniel Oliveira Sugeriu que Camilo Santana fosse candidato à presidência do Brasil nas próximas eleições presidenciais.

Davi de Raimundão – Disse que a bancada do Cariri – ele, Fernando Santana, Guilherme Landim e Nizo Costa – está unida para trazer melhorias nas áreas de saúde e emprego. Disse também que a bancada está trabalhando para aumentar de 9 para 32, os municípios que compõe a Região Metropolitana do Cariri. Destacou a memória do ex-prefeito Mauro Sampaio que construiu a estátua de Padre Cícero e batizando com seu nome o estádio municipal de Juazeiro, atualmente em obras para transformar-se em Arena.

Walter Cavalcante – Disse estar trabalhando para realizar trazer para Juazeiro do Norte o evento religioso “Evangelizar É Preciso” com a presença do Padre Reginaldo Manzotti.

Guilherme Landim – Destacou novas ações conseguidas para a região, como a base do Samu, Centro do Zoonoses e base da Pefoce, além da descentralização do poder no Estado do Ceará. Lembrou da Frente Parlamentar pela Transposição do São Francisco, da qual faz parte.

Marcos Sobreira – Destacou a importância do fortalecimento da política contra as drogas no Ceará.

Nizo Costa – Ressaltou a importância da categoria do transporte complementar, com pedido de regulamentação para estados vizinhos.

Sérgio Aguiar – Destacou a Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, comandada pelo colega Fernando Santana, e falou que há a necessidade de trazer a transposição das águas do rio São Francisco para todo o Ceará, em especial para a região do Cariri.

Augusta Brito – Destacou os altos índices de violência contra a mulher na região do Cariri e o trabalho da única Vara da Justiça na região que trata da violência contra a mulher, além da previsão da criação de uma sede da Casa da Mulher Cearense.

Edilardo Eufrásio – Pediu a inclusão no ensino médio do curso de legislação de trânsito, projeto de sua autoria. Sugeriu ainda a criação da identidade digital, com utilização de identificação facial.

Dr. Carlos Felipe – Destacou feitos de Padre Cícero na história do Juazeiro e de todo o Cariri, que, segundo ele, revolucionou a região de diversas formas.

Oriel Nunes Filho – Destacou os anos que estudou, trabalhou e iniciou a carreira política na cidade de Juazeiro. Comentou do projeto de Indicação de sua autoria para prédios públicos terem energia solar.

Érika Amorim – Registrou as ligações familiares com o Cariri e disse representar não apenas a Região Metropolitana de Fortaleza, onde fora mais votada, mas todo o Estado do Ceará.

Acrísio Sena –
Destacou a decisão do Supremo Tribunal Federal que definiu que réus não mais poderão ser presos após condenação em segunda instância. Afirmou que está muito próxima a saída do ex-presidente Lula da cadeia, visto que seus advogados já pediram sua soltura imediata. Terminou com o grito de guerra: “Lula livre”.

Elmano – Pediu a imediata soltura do ex-presidente Lula da cadeia. Fez criticas ao governo federal, afirmando que a população cearense está contando os dias para receber Lula no Ceará.

Fernanda Pessoa – Lembrou da beatificação da Menina Benigna, pedindo apoio para a beatificação de Padre Cícero.

Fernando Santana – Comprometeu-se, juntamente com os outros 3 deputados mais votados na região do Cariri (Nelinho, Guilherme Landim e Davi de Raimundão), elaborar projetos em prol da população local. E elogiou o governador Camilo Santana dizendo que o seu governo está com 86% de aceitação popular.

Nezinho Farias – Parabenizou a presidência da Assembleia por levar a sessão plenária para Juazeiro do Norte.

José Guimarães  – Falou que os parlamentares cearenses irão se unir contra as propostas que o Governo Federal tem tentado implantar. Elogiou a decisão do STF que, segundo ele, prevê a presunção da inocência. O petista afirmou ainda que, ao deixar a prisão, Lula pretende casar com a namorada e depois realizar uma peregrinação pelo Nordeste, iniciando pelo Juazeiro do Norte.

Pedro Bezerra – Lembrou que a construção da estátua de Padre Cícero inspirou outras edificações nesse sentido, de cunho religioso. Afirmou que o teleférico do Horto será fundamental para o crescimento do turismo religioso na região.