Através do convênio com o Iprede serão beneficiadas mais de 1.300 crianças da Capital, inclusive as que portam o Transtorno do Espectro Autista. Foto: Marcos Moura/PMF.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinou nesta terça-feira (12), um novo convênio com o Instituto da Primeira Infância (Iprede), com o objetivo de ampliar o atendimento do serviço do público infantil da Capital. O acordo foi firmado por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dentro do Missão Infância Fortaleza, pacote de ações voltadas para o atendimento da criança e do adolescente, que envolve um orçamento superior a R$ 600 milhões a serem aplicados até 2020, nos eixos saúde, educação e assistência social e direitos de cidadania.

Por intermédio do novo convênio com o Iprede, com valor de mais de R$ 3,5 milhões e vigência de 12 meses, a SMS e o Iprede vão beneficiar mais de 1.300 crianças no atendimento em quatro áreas: reabilitação neuropsicomotora; tratamento e acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA); ações transdisciplinares de tratamento e acompanhamento da obesidade infantil; e ampliação do atendimento dos Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), que atendem crianças de 0 a 3 anos com problemas de atraso no desenvolvimento.

“Quando o conjunto de equipamentos públicos não é suficiente para atender a demanda, a gente lança mão do que chama de rede complementar. Em Fortaleza, temos o privilégio de ter instituições como o Iprede. Estamos felizes com a ampliação deste convênio que agora vai atender também crianças com Transtorno do Espectro Autista e crianças que vêm dos nossos Núcleos de Desenvolvimento Infantil. Existem 13 núcleos aqui em Fortaleza, nos postos de saúde, e eles têm o objetivo de diagnosticar precocemente qualquer retardo de desenvolvimento para que a criança seja encaminhada para cá”, explicou a secretária da Saúde, Joana Maciel.

O Iprede existe há quase 30 anos e complementa a rede própria do município de Fortaleza no atendimento ambulatorial especializado para crianças. Com o convênio, a demanda de crianças com TEA será acolhida em um novo espaço, com atendimento multiprofissional, chamado Conecta. “O programa tem todos os profissionais e equipamentos indicados mundialmente para a estimulação dessas crianças. Aqui, trabalharemos também a inclusão familiar, para que os pais possam estimulá-las em casa,” afirmou o presidente do Iprede, Dr. Sulivan Mota.

O prefeito Roberto Cláudio enalteceu a parceria com uma instituição que ganhou reconhecimento internacional e que é referência no atendimento a crianças com vulnerabilidade. “Hoje, Prefeitura e Iprede celebram um pacto que vem sendo construído há anos. A partir de agora, este apoio vai permitir que a gente possa incluir no convênio assistência, não só a crianças com Transtorno do Espectro Autista, mas também àquelas que têm problemas com sobrepeso e às crianças que passam por retardo no desenvolvimento”, declarou o prefeito durante a solenidade.