Deputada Fernanda Pessoa quer celeridade no processo. Foto: ALECE.

A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) já devolveu o parecer da sub-relatora do Sub-conselho de Ética da Assembleia Legislativa, Augusta Brito (PCdoB), que defende a suspensão de 30 dias do deputado André Fernandes (PSL), de suas atividades legislativas, por quebra de decoro parlamentar. A tucana não fez qualquer alteração no texto que recebeu.

Segundo informou ao Blog do Edison Silva, seu interesse é que este processo ocorra de forma cada vez mais célere, uma vez que, em sua avaliação, a discussão em torno do assunto tem mobilizado a Casa e tirado o foco de assuntos mais relevantes.

André Fernandes foi acusado pelo PDT e PSDB  por quebra de decoro parlamentar ao denunciar, sem apresentar provas, que seu colega de parlamento, Nezinho Farias (PDT), tinha envolvimento com facções criminosas no Ceará.

Como o Blog já havia adiantado, a decisão de Augusta Brito, depois de meses de análise, deve ser pela punição de apenas 30 dias de afastamento do parlamentar de suas funções legislativas. Recentemente, questionado sobre as ausências nos trabalhos da Casa, Fernandes ironizou dizendo que não tinha o que fazer no parlamento cearense, uma vez que projetos dos deputados, na sua avaliação, são irrelevantes.

Durante toda esta semana, após anúncio da decisão da sub-relatora, André Fernandes não compareceu ao trabalho. Esteve, inclusive, envolvido em discussão com deputados do Nordeste ligados ao presidente Jair Bolsonaro, bem como em debates sobre a criação do novo partido de Bolsonaro, o “Aliança pelo Brasil”.

Na terça-feira da próxima semana, o presidente do Sub-conselho de Ética, o deputado Sérgio Aguiar (PDT), deve reunir o grupo para discutir o parecer de Augusta Brito. Em seguida, o texto deve ser encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e por fim, votado no Plenário 13 de Maio. Na oportunidade, Fernandes – ou sua defesa -, terá até 45 minutos para se pronunciar sobre o assunto.