Governador Camilo Santana assina Ordem de Serviço para construção do teleférico ao lado do presidente da AL, José Sarto; do prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; do secretário de Turismo, Arialdo Pinho; e do deputado Fernando Santana. Foto: ALCE.

O governador do Estado, Camilo Santana, assinou, nesta sexta-feira (08), durante a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa em Juazeiro do Norte, a Ordem de Serviço para a instalação do Teleférico da Colina do Horto. A assinatura aconteceu no auditório do Memorial Padre Cícero, local do evento.

Camilo chegou à sessão ao lado do presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT), tendo permanecido no local por cerca de uma hora. Em breve pronunciamento, o chefe do Poder Executivo falou da gratidão ao Cariri, região onde nasceu, e elogiou a iniciativa de transferir a sessão da Assembleia para o Interior. “Trazer uma sessão ao Interior aproxima o Poder Legislativo da população, já que é uma Casa de debates. E escolhendo a região do Cariri possibilita que a população seja ouvida e ações importantes sejam encaminhadas para o benefício do povo cearense”, assinalou.

O teleférico

O equipamento, fabricado na Suiça, está orçado em cerca de R$ 70 milhões, e vai ligar a estação Romeiros à estátua de Padre Cícero, no Horto. O investimento é um projeto da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), contando ainda com verbas federais do Ministério do Turismo e acompanhamento da Superintendência de Obras Púbicas (SOP). De acordo com Camilo Santana, a empresa selecionada para realizar a intervenção já iniciou o canteiro de obras, e a previsão é de que a entrega aconteça no segundo semestre de 2022.

A questão do prazo, inclusive, gerou um momento curioso na cerimônia. No momento de anunciar o prazo da obras, Camilo leu e, em vez de informar a data, falou, em tom jocoso: “Tudo isso? Tem que reduzir esse prazo!”.

“A estrutura vai ser capaz de transportar até mil passageiros por dia, comportando oito pessoas em cada cabine, sendo um dos teleféricos mais modernos, o terceiro maior do do País”, comunicou o governador. “É mais uma obra importante para a Região, fomentando toda a economia turística do Cariri”, acrescentou.

Fila para aparecer na foto

Após o pronunciamento, Camilo assinou a Ordem de Serviço, ao lado do presidente José Sarto; do prefeito de Juazeiro, Arnon Bezerra; do secretário de Turismo, Arialdo Pinho; e do deputado estadual, Fernando Santana.

Na sequência, diversos deputados estaduais enfileiraram-se para rubricar o documento, como testemunha, além de aproveitar para aparecer nas fotos que ficarão para a história ao lado do governador.

Em seguida, Camilo retornou a Fortaleza e o evento continuou com a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da estátua de Padre Cícero. O governador tinha almoço com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, General Luiz Eduardo Ramos.