Deputado Heitor Férrer lamenta a situação da República, 130 anos após sua proclamação. Foto: Blog do Edison Silva.

Tanto na Assembleia Legislativa do Ceará quanto na Câmara Municipal de Fortaleza, o 15 de Novembro foi lembrado, na véspera, como data que deve ser celebrada em alusão aos valores democráticos da República. As dificuldades sociais ainda enfrentadas pela população, 130 anos após sua proclamação, também foram mencionadas.

Na Assembleia, o deputado Heitor Férrer (SD) lamentou o momento atual pelo qual a República passa, e segundo ele, muito disso resultado de longos anos em que políticos fizeram políticas públicas “olhando para o próprio umbigo” e esqueceram de trabalhar para o crescimento econômico e social da população.

“Com a República, sempre foi pregado que somos todos iguais perante a lei, mas o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Nestes 130 anos de República, as notícias mais recentes são de que a extrema pobreza aumentou no País. Temos 13,5 milhões de brasileiros que vivem na extrema pobreza, ou seja, com cerca de R$ 140 por mês”, destacou.

Heitor Férrer ressaltou que, no Ceará, mais de 40% da população, cerca de quatro milhões de pessoas, vivem na linha da pobreza, consideradas aquelas que ganham meio salário mínimo por mês. “Nossos governantes precisam se conscientizar que não é sustentável quatro milhões de pessoas ganhando menos de R$ 500. Isso é um caldeirão prestes a explodir. Nós somos deputados, representantes da sociedade. É nosso papel cobrar das autoridades que políticas públicas eficientes sejam implantadas, para que uma tragédia social não exploda”.

Em resposta a Férrer, o petista Acrísio Sena reconheceu os esforços do atual Governo do Estado para enfrentar as desigualdades e a realidade de pobreza no Ceará. Para o parlamentar, é importante a preocupação sobre os dados que reafirmam as consequências da concentração de renda e poder no Estado.

Ele lembrou a Heitor que o governador Camilo Santana vem fazendo o que é possível diante da realidade enfrentada. “A pobreza não é oriunda do acaso, pois é produto da realidade econômica e social de acumulação do capital. E não podemos deixar de reconhecer que o Governo tem se empenhado nesta questão”, disse.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador e professor de História, Evaldo Lima (PCdoB), destacou a importância de se construir um país com mais oportunidade, que reflita o amor do povo pela sua terra e com respeito às instituições.

Para Evaldo, república e democracia são conceitos, que embora distintos, devem andar juntos.

“O ideário republicano não nasce em 1989 a partir do Deodoro da Fonseca. No Ceará mesmo, tivemos vários movimentos que antecederam a proclamação. E podemos destacar a matriarca do Crato, Dona Bárbara Alencar que foi a primeira presa política da história do Brasil e participou de levantes antimonárquicos como a Confederação do Equador de 1824, que também tinha objetivos emancipatórios” (Evaldo Lima)

Ele lembrou ainda que revolucionários da Confederação do Equador foram executados no Centro de Fortaleza, no Passeio Público. Dentre os mortos estavam: Azevedo Bolão, Feliciano Carapinima, Francisco Ibiapina, Padre Mororó e Pessoa Anta que foram executados.

“Fazer um registro que é um bem interessante, recentemente o Prefeito anunciou a requalificação do Passeio Público e foi naquele espaço que os Confederados foram executados”, destacou.