Vitor Valim afirmou já ter tratado sobre o disque denúncia diversas vezes com a liderança do Governo na Casa, até aqui sem sucesso. Foto: ALECE.

O deputado Vitor Valim (Pros) defendeu, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (27), que o Governo do Estado implemente o serviço de disque denúncia no combate à violência contra mulheres, crianças e idosos.

Segundo o parlamentar, diversos casos de pedofilia poderiam ser evitados se houvesse um serviço funcionando à altura no Estado. “Temos que antecipar a ação dos bandidos, e o disque denúncia é uma importante ferramenta que já é realidade em algumas delegacias, e que poderia ser aplicada de uma maneira uniforme e unificada no âmbito do Estado”, avaliou Vitor Valim.

Para o deputado, o disque denúncia é uma ferramenta de inteligência na antecipação de crimes e, em um Estado ainda tão marcado pela violência, ele seria de imensa importância para o combate da criminalidade desse tipo que, muitas vezes, ocorre dentro da própria casa das pessoas.

Caso André Fernandes

Também nesta quarta-feira, Valim usou a tribuna para defender o colega André Fernandes (PSL) que está sendo julgado pelo Conselho de Ética da Casa. Para Valim, André errou, mas reconheceu o erro e se desculpou. Ele defendeu que o colega, em vez de uma suspensão de 30 dias, receba apenas uma punição administrativa. “Acredito que as punições devam ser escalonadas. Primeiro algo administrativo, depois uma punição verbal, em seguida por escrito. Uma suspensão direta a um parlamentar eleito não me parece algo correto, republicano”, afirmou.