Governador Camilo Santana foi o primeiro gestor a realizar concurso para a área. Foto: Divulgação

A Secretaria da Cultura (Secult) do Ceará lançou nesta terça-feira (05), Dia Nacional da Cultura,  edital para convocação de servidores de carreira. Após 54 anos de existência, a Secult cumpre a meta 02 da Lei do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016.

“A Secretaria da Cultura do Estado é a mais antiga do Brasil, nunca teve um concurso e eu assumi o compromisso de fazer o concurso público e fizemos. São profissionais e por sugestão do próprio secretário (da Cultura) Fabiano Piúba, a gente vai aproveitar o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, para poder convocar os nossos primeiros concursados da Secretaria da Cultura do Estado”, comunicou o governador Camilo.

Ex-secretário de Cultura do Estado, o vereador Guilherme Sampaio (PT) comemorou a ação realizada no âmbito do Governo Estadual, e lamentou que em nível federal a situação tenha sido, segundo ele, de “desmanche” da Cultura, principalmente, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ter extinto o Ministério que trata sobre esta área.

A vereadora Larissa Gaspar (PT) também destacou a importância da convocação de novos profissionais para a cultura. De acordo com ela, enquanto houve corte na área por parte do Governo Federal, o governador Camilo Santana investiu R$ 415 milhões. “Parabéns ao governador Camilo por estar sendo solidário, por estar sendo luz e deixando acesa a cultura cearense”.

A Secult, a partir de agora,  contará com uma ampliação do quadro de pessoal com os seguintes cargos:  55 Analistas de Cultura, atendendo as áreas de dança, teatro, cinema e audiovisual, música, letras, filosofia, pedagogia, comunicação social e mídias sociais; 17 Bibliotecários, 10 Historiadores, 03 Arquivistas, 04 Museólogos, 02 Antropólogos, 02 Sociólogos e 08 Analistas de Patrimônio, incluindo 02 Arquitetos; 02 engenheiros civil e 01 analista de Conservação e Restauro).

A Secult convoca os 96 aprovados no concurso, obedecendo o rigor da ordem de classificação, conforme resultado homologado pelo Edital. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 4 de novembro.

Com informações da Secult