Para Luciano Lima, “chegar ao Tribunal de Justiça como desembargador é o coroamento de uma carreira, resultado de esforço, dedicação, e um momento de recompromisso para novos projetos em prol da Justiça”. Foto: TJ/CE.

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta segunda-feira (11), o juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues no cargo de desembargador. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo, e contou com a presença do governador Camilo Santana, do presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e demais autoridades dos três Poderes.

Coube ao desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, presidente da 3ª Câmara de Direito Público, fazer a saudação de boas-vindas em nome do Tribunal. “É momento de glória, é momento de festa, porquanto, mais que a vitória e a ascensão pessoal e profissional de um magistrado, representa renovação, incorporação de novas ideias, e somatório de forças e talentos para os enfrentamentos necessários, na busca do ideal de todos nós: a distribuição da Justiça, com celeridade e eficiência. É profissional vocacionado, íntegro, operoso, possuidor de mente evoluída e inteligência privilegiada, e que se fez senhor do seu próprio caminho”.

DEPOIMENTOS
O governador do Ceará, Camilo Santana, destacou o trabalho desempenhado por Luciano Lima como magistrado e gestor: “É uma pessoa que tem um histórico no Judiciário. Sabemos da sua competência, do seu trabalho, já assessorou muitos presidentes, e eu acho que é um ganho enorme para o Tribunal e para o Ceará. Não poderia deixar prestigiar essa posse e desejar sucesso nessa missão”.

As qualidades também foram exaltadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto: “O Pleno do Tribunal vai contar com sua inteligência, sua dedicação. Certamente vai contribuir muito para a construção desse Judiciário que todos nós queremos, que seja mais próximo, mais humano e qualificado”.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, comentou: “Tem uma trajetória exemplar, passou por diversas missões como magistrado e também assumiu funções de liderança, de gestão. Então tudo isso faz do dr. Luciano Lima, não só muito merecedor dessa missão, mas um desembargador que chega, a despeito de jovem, com um currículo exemplar. Não tenho dúvidas de que exercerá um trabalho muito positivo para o Tribunal de Justiça”.

A desembargadora Iracema Vale, atualmente juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), trabalhou com Luciano Lima no período em que foi presidente do TJCE (2015-2017). A magistrada comemorou a posse dele. “Estou muito feliz e fico até emocionada em dar um depoimento sobre quem é Luciano Lima Rodrigues. É um grande magistrado, vocacionado, inteligente, preparado, culto. Desejo tudo de bom pra ele e para o Tribunal de Justiça do Ceará”.

Para Luciano Lima, “chegar ao Tribunal de Justiça como desembargador é o coroamento de uma carreira, resultado de esforço, dedicação, e também um momento em que se recompromissa para novos projetos em prol da Justiça”.

TRAJETÓRIA
Francisco Luciano Lima Rodrigues foi o primeiro colocado da lista tríplice eleita na sessão do Tribunal realizada no último dia 24 de outubro, pelo critério de merecimento. Nove juízes participaram da eleição. O magistrado foi designado como juiz convocado para atuar nos julgamentos das Câmaras do Tribunal. Também exerceu o cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do TJCE.

Ingressou na magistratura cearense em 5 de abril de 1993 como Juiz Substituto da Vara Única de Jaguaruana. Por antiguidade, foi promovido, em 30 de outubro de 2003, para titularidade da 1ª Vara de Baturité. Também trabalhou nas Comarcas de Quixadá, Icapuí, Aratuba, Maracanaú e Baturité.

Em 29 de junho de 2006, pelo critério de merecimento, foi promovido para Juiz Auxiliar de Fortaleza. Na Capital, foi titular da 1ª Vara de Registros Públicos, 7ª, 3ª, 4ª e 1ª Varas da Fazenda Pública, 1ª, 2ª e 4ª Varas de Falências e Concordatas. Foi diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, no intervalo de 2013-2015.

Luciano Lima nasceu em Fortaleza no dia 23 de março de 1964.