Reunião do governador Camilo Santana com o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, e o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista. Foto: Gov.

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, recebeu nessa quarta-feira (28), no Palácio da Abolição, o reitor da Universidade Federal do Ceará – UFC, Cândido Albuquerque, para apresentar o Programa Cientista Chefe desenvolvido pela Funcap. No encontro estava presente o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista.

“A UFC tem sido uma grande parceira do Estado. Com o Programa Cientista Chefe, doutores, pesquisadores, professores, têm ido para dentro dos órgãos públicos estaduais ajudar na construção de ferramentas e soluções para melhorar os serviços à população. Na área da Segurança, uma das ferramentas mais importantes no combate à mobilidade do crime no Ceará é o projeto Big Data da Segurança Pública. Também temos parcerias importantes nas áreas da Saúde, Segurança Hídrica e Educação, entre outras”, disse o governador Camilo após a reunião.

O Programa Cientista Chefe é uma criação da Funcap – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e tem por objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública para a construção de ferramentas e soluções que irão melhorar os serviços à população. A iniciativa também será apresentada na reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que será realizada nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, em Porto Alegre.

A Funcap é vinculada funcionalmente à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece). Tem por finalidade o amparo à pesquisa científica e tecnológica do Estado do Ceará, em caráter autônomo ou complementar ao fomento provido pelo Sistema Federal de Ciência e Tecnologia.

Compete à Funcap estimular o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Ceará, por meio do incentivo e fomento à pesquisa, à formação e capacitação de recursos humanos, ao fomento e desenvolvimento da tecnologia e à difusão dos conhecimentos científicos e técnicos produzidos.

Com informações da Ascom/Gov/CE.