Vinte e sete alunos do ensino médio de escolas públicas, representando os 26 estados e o Distrito Federal, participam em Brasília do projeto Jovem Senador. Foto: Roberto Suguino/Agência Senado.

Vinte e sete estudantes, um de cada estado e do Distrito Federal, classificados para o Projeto Jovem Senador 2019, chegam a Brasília nesta segunda-feira (25) para tomarem posse para um “mandato” de uma semana”. Representando o Ceará estará o jovem Alan Alves Henrique Ferreira da Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos, localizada na cidade de Morrinhos, a 208 quilômetros da Capital.

Alan Alves obteve a segunda melhor redação com o tema: “Orçamento participativo: caminho para a cidadania”.

No período de uma semana, os estudantes vão conhecer o Senado, debater em comissões e apresentar e votar sugestões legislativas que poderão ser transformadas em projetos de leis, se acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O projeto foi criado em 2011 e garante aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e do DF, com idade até 19 anos, a chance de conhecer de perto como funciona o processo legislativo brasileiro.

Para concorrer, os estudantes fazem redações sobre um assunto diferente a cada ano. “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil” foi o tema da edição deste ano, que recebeu 122.695 redações e mobilizou cerca de 264 mil alunos.

O estudante de Alagoas Pedro Henrique de Araújo Silva ficou em primeiro lugar com a redação “Interpreta-me ou te devoro”. Ele estuda na Escola Estadual Professora Edite Machado, em Capela, a 62 quilômetros de Maceió.

A estudante Sanna Abigail de Jesus Mello, autora da redação “O cuidado com a coisa pública e seu poder transformador”, foi a terceira colocada. Ela é do Espírito Santo e estuda na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zumbi dos Palmares, em Serra, município 26 quilômetros distante de Vitória.

Os professores orientadores das 27 redações vencedoras também viajam a Brasília, onde acompanham os alunos e recebem treinamento sobre a atividade legislativa e o papel do Congresso Nacional. O concurso de 2019 contou com o apoio de mais de 8 mil professores.

Critérios

As 27 redações vencedoras foram escolhidas por uma comissão formada por servidores do Senado e membros de instituições parceiras. Entre os critérios avaliados estiveram a estruturação do texto, argumentação, gramática e pertinência com o título proposto.

Para fazer as redações, os estudantes contaram este ano, como material de apoio, com a série de animações do Orçamento Fácil, produzida pela Secretaria Agência e Jornal do Senado em parceria com a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado.  Os vídeos explicam de maneira divertida como é elaborado o orçamento público no Brasil e como ele é importante para o dia dia dos brasileiros.

O concurso de redação do Senado foi criado em 2008, mas só a partir de 2009 os finalistas de cada estado passaram a ser premiados com uma viagem a Brasília para conhecer o Congresso. E só em 2011 entrou em cena o Projeto Jovem Senador, em que os estudantes vivenciam durante uma semana a experiência de exercer um mandato parlamentar.

Na programação do Jovem Senador 2019 também estão incluídas uma palestra sobre Orçamento, ministrada pela Consultoria do Senado, visitação institucional ao Congresso Nacional e entrevistas aos veículos de comunicação da Casa, além de atividades lúdicas como visitas a pontos turísticos de Brasília, a exemplo da Catedral Metropolitana e do Palácio do Itamaraty.

Fonte: Agência Senado.