Para a deputada Érika Amorim (PSD), “será um dia para entender sobre o nosso papel na política”. Foto: Edson Júnior Pio/ALECE.

O Partido Social Democrático (PSD) promove nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, o Encontro PSD Mulher Nacional em Fortaleza. O evento ocorrerá na Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro) e contará com a participação de lideranças nacionais, regionais e locais. Na ocasião, haverá debates e palestras sobre a participação e a valorização feminina no contexto político, novas regras eleitorais e novas filiações.

“Será um dia para entender sobre o nosso papel na política, reafirmar o espaço que deve ser nosso, e nos apropriarmos cada vez mais desse lugar”, afirma a deputada Érika Amorim.

A programação tem início às 9 horas com a participação da coordenadora nacional do PSD/Mulher, Alda Marco Antonio. Considerada referência no movimento das mulheres no Brasil, a ex-vice-prefeita de São Paulo inspirou a criação da primeira delegacia de defesa da mulher, na capital paulista, há 34 anos.

Também estarão na abertura do evento as deputadas estaduais Patrícia Aguiar e Érika Amorim; a presidente da Câmara de Iguatu, vereadora Eliana Braz, que vai falar sobre os desafios no parlamento municipal.

Em seguida, a jornalista e coordenadora de comunicação da liderança do PSD na Câmara dos Deputados, Maria Carolina Lopes, abordará, às 11h, o tema Propaganda Política nas Redes Sociais. Por fim, às 11h30, o advogado Sérgio Victor fará sua explanação e também vai tirar dúvidas sobre Financiamento de Campanha e Fundo Partidário.

DADOS

Apesar de representarem mais da metade da população brasileira e maioria do eleitorado nacional, a presença das mulheres no Legislativo Federal é de apenas 10%, deixando o Brasil na 32ª posição em ranking de 33 países latino-americanos e caribenhos sobre a participação feminina em Parlamentos, segundo a ONU Mulheres.

“Existe a necessidade de buscarmos espaço para garantir nossas conquistas. Infelizmente, o arcabouço histórico nos colocou como coadjuvantes, mas estamos transformando essa realidade e construindo nosso protagonismo”, ressalta Patrícia Aguiar..

O PSD tem se destacado por seus eventos direcionados às mulheres e, por conseguinte, pela ampliação da participação delas no conjunto do partido. Ao longo deste ano, foram realizados diversos encontros pelo Brasil com o objetivo de convidar as mulheres brasileiras a estarem na política e nos ciclos de decisões políticas e econômicas. “Nós somos maioria, nós temos voz. Reafirmo que o lugar da mulher deve ser onde ela quiser”, destaca Alda Marco Antonio, coordenadora do PSD Nacional.

Tucanos

O PSDB/CE também realiza, em Fortaleza, nesta sexta-feira (22), o Fórum Por Mais Mulheres na Política. Na abertura do evento, no Espaço Dallas Grill, haverá apresentação de um vídeo sobre os 20 anos de fundação do PSDB-Mulher, o segmento que é hoje uma das forças do partido. A socióloga e advogada Moema São Thiago, ex-constituinte e uma das fundadoras do PSDB, fará apresentação do documentário que retrata histórias e conquistas das mulheres na formação da legenda.

“O PSDB espera contribuir para o aumento da participação das mulheres nas eleições. Elas já ocupam posição de destaque na sociedade e também na política, e essa realidade conta com o nosso total apoio”, afirma a presidente do secretariado do PSDB-Mulher Ceará, Maria de Jesus Carvalho Bertoldo.