Ex-prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio, cassado pela Justiça Eleitoral. Foto: PMA.

O PSDB quer retornar ao núcleo gestor da prefeitura de Aracoiaba apoiando o candidato de oposição ao ex-prefeito tucano, Antônio Cláudio, que foi cassado pela Justiça eleitoral em agosto de 2018. A eleição suplementar no município acontece neste domingo (01/12).

Desta vez, o PSDB integra uma coligação junto com o seu arqui inimigo político, o PT – Partido dos Trabalhadores. A coligação “Unidos para reconstruir Aracoiaba” reúne num mesmo projeto político: o PDT dos irmãos Ferreira Gomes; com o PT do deputado federal José Guimarães, PP do deputado federal AJ Albuquerque e o PSDB, representado no município por Hélder Paz. O candidato a prefeito é Thiago Campelo Nogueira, filho da ex-prefeita Marilene Campelo. A candidata a vice é Selma Maria Bezerra Gomes.

Já o prefeito cassado, Antônio Cláudio, que não mais pertence aos quadros do PSDB, apóia o candidato Edim da Bill (filho da Dona Bill, ex-vice-prefeita cassada do município). Edim (Wellington Silva de Oliveira) é apoiado pela coligação “Um novo tempo vai começar” formada pelo PL do deputado federal Júnior Mano; e pelo PSD do deputado federal Domingos Neto. O candidato a vice é José Wilson Dantas da Silva.

Aracoiaba foi uma das 14 prefeituras conquistadas pelo PSDB nas eleições municipais de 2016. O ex-tucano Antônio Cláudio e a sua vice-prefeita, Maria Valmira Silva de Oliveira (Dona Bill), foram julgados por abuso de poder político e econômico.

Prefeitos eleitos pelo PSDB

O PSDB, em 2016, conquistou as eleições nos seguintes municípios:

  • Aracoiaba (prefeito Antônio Cláudio Pinheiro),
  • Barbalha (prefeito Argemiro Sampaio),
  • Capistrano (prefeita Inês Nascimento de Oliveira – afastada do cargo pela Justiça em dezembro de 2018 na Operação Laços de Família. Depois ela renunciou ao cargo em agosto de 2019).
  • Cariús (prefeito José Fernandes Ferreira),
  • Coreaú (prefeito Carlos Roner Félix Albuquerque),
  • Cruz (prefeito Jonas Muniz Sobrinho),
  • Dep. Irapuan Pinheiro (prefeito Luiz Claudenilton Pinheiro),
  • Horizonte (prefeito Chico César – Francisco César de Sousa),
  • Itapipoca (prefeito João Barroso),
  • Jaguaribara (prefeito Juju – Joacy Alves dos Santos Júnior),
  • Morrinhos (prefeito Carlos Alberto Rocha Bruno),
  • Paraipaba (prefeito Dimitri Rabelo Batista Castro – neto do prefeito cassado de Paracuru),
  • Paracuru (prefeito Ribeiro – José Ribamar Barroso Batista, cassado pela Câmara Municipal em junho de 2018. Depois ele que foi afastado do cargo e preso pela Justiça em dezembro de 2017 alvo da Operação Cascalho do Mar. Nessa operação foram presos também dois filhos do ex-prefeito Ribeiro: Ranieri de Azevedo Batista e Joana D’arc Batista Carvalho, que chefiava o Gabinete da prefeitura),
  • Trairi (prefeito Dr. Marcos Prado).

Histórico

Em 30 de agosto de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará manteve, por unanimidade, a cassação do diploma do prefeito Antônio Cláudio, e da vice-prefeita, Maria Valmira Silva de Oliveira (Dona Bill), que haviam sido cassados, pelo juiz da comarca, por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016. O TRE-CE também determinou a inelegibilidade dos dois por oito anos.

O TSE, no dia 24 de setembro de 2019, determinou a realização de novas eleições no município.

Nesta eleição suplementar do próximo domingo (01) em Aracoiaba, estarão aptos a votar 22.988 eleitores em 85 seções, com a colaboração de 340 mesários. A juíza da 67ª Zona Eleitoral, Cynthia Pereira Petri Feitosa, comandará o pleito; ao lado do promotor eleitoral, Antônio Forte de Souza Júnior; e do chefe de cartório, Samuel Apoliano Sobreira.

Com informações do TRE/CE.