Segundo o petista Acrísio Sena, o governo federal só liberou 5% da ajuda que foi reivindicada pelo Estado. Foto: Blog do Edison Silva.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) criticou, em pronunciamento realizado no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira  (6), na Assembleia Legislativa, os trabalhos de combate às manchas de óleo que têm aparecido na orla nordestina. “O Plano Nacional de Contingência demorou a ser executado, demonstrando, mais uma vez, o descaso de Bolsonaro com o meio ambiente. Queimadas no Norte, óleo no Nordeste, agrotóxicos no Sul, rompimento de barragens no Sudeste: este é o resumo da tragédia ambiental brasileira”, afirmou. Segundo o petista, o governo federal só liberou 5% da ajuda que foi reivindicada pelo Estado.

> Acrísio comenta ações para conter avanço do óleo no Ceará; ouça:

 

A fala do deputado, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, acontece quando o Ceará registra novas manchas em seu litoral oeste. Sena demonstrou preocupação com os prejuízos causados. “Toda a cadeia produtiva da pesca está sendo prejudicada, principalmente os pescadores artesanais”, afirmou. “Os impactos, segundo oceanógrafos, levarão décadas para se recuperar. A mancha de óleo atinge todo o litoral nordestino, desde o dia 30 de agosto, e já chegou aos rios e manguezais. Dos nove estados da Região, 321 praias foram atingidas em 125 municípios. Vejam a dimensão desse desastre”, acrescentou.

O parlamentar anunciou uma reunião técnica sobre os impactos da mancha na atividade pesqueira para a próxima semana e criticou a demora do governo federal em agir. De acordo com ele, assuntos como a falta de equipamentos, problema na emissão de documentos e o grande impacto do vazamento de óleo no litoral nordestino estarão em pauta durante a reunião.

Ação do governo

O deputado elogiou ainda a atuação do governador Camilo Santana diante do problema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e os voluntários na limpeza das praias cearenses. “A secretaria distribuiu equipamentos de proteção individual para os voluntários e instituições. Temos a Marinha e o Ibama na prevenção e monitoramento das praias, os helicópteros do Ciopaer sobrevoando as praias. E quero elogiar também o trabalho dos grupos de voluntários se disponibilizando a limpar as praias, pescadores e usuários  dando sua contribuição”, enalteceu.