Apesar de opositor, Heitor Férrer afirma que torce para que o governo Camilo melhore a vida dos cearenses. Foto: ALECE.

O deputado Heitor Férrer (SD) cobrou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (26), que o crescimento do Ceará em diversos setores, constantemente noticiados na imprensa, reflita em melhorias na vida da população.

O parlamentar citou manchetes de jornais que destacam o desenvolvimento do Ceará nas mais diversas áreas, principalmente no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), frente ao Brasil e a região Nordeste, mas questionou se os benefícios são refletidos em benefícios para os cearenses. “Essas notícias do Ceará são exemplo para o Brasil inteiro, mas eu pergunto: O que isso tem melhorado nas condições de vida da população cearense?”, indagou.

“Nós torcemos e vibramos com as notícias positivas, pois com isso vemos a chance de melhorar no lado social também. Mas, se a situação do povo não melhora junto, a imagem dos governantes fica danificada. É dever nosso fazer o investimento no setor correto: a população”, ressaltou.

De acordo com o deputado, é lamentável que, ao mesmo tempo que jornais destacam crescimento das riquezas do Ceará, outras tratam que cerca de 4 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, vivem com menos de R$ 500 por mês; que mais de 1 milhão não frequentam escola ou que o número de pessoas que vivem na extrema pobreza também tenha aumentado. “Eu quero que o governador Camilo, no final do Governo, faça um balanço e mostre todo o crescimento do Estado e as melhorias conquistadas, efetivamente, em prol do povo cearense. Eu quero o sucesso do estado do Ceará, na economia e no social”, completou Férrer.

O deputado Vitor Valim (Pros), em aparte, observou que o crescimento do PIB reflete a melhora financeira e fiscal do Estado, mas que muito ainda tem que ser feito para que haja melhoria na vida das pessoas e diminuir a aproximação dos mais pobres da criminalidade. “Ao invés de gastar com coisas desnecessárias como o Acquário abandonado, é preciso investir mais nas pessoas, em especial na juventude”, disse.

Resposta

Ainda no primeiro expediente, o deputado Júlio César Filho (Cidadania), como líder do Governo na Casa, respondeu críticas feitas pelo deputado Heitor Férrer. Segundo o líder, “saber que o Ceará é um estado pobre e desigual é que motiva o trabalho de Camilo Santana em captar recursos para aplicação em políticas sociais”.

O parlamentar citou que políticas praticadas no Ceará tornaram a educação local referência nacional. “São políticas que foram iniciadas lá atrás, no Governo Cid Gomes, e que vêm sendo continuadas, com sucesso, por Camilo Santana, e é isso que os bons gestores devem fazer: dar continuidade àquilo que vem dando certo, aperfeiçoando, e não acabando o que os gestores anteriores fizeram e começando tudo do zero”, criticou.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) elogiou o desenvolvimento do Ceará em educação e frisou que o crescimento da fatia cearense no PIB nacional para 2,25% foi “marcante”. “Mas há desafios, obviamente: saúde, geração de emprego e renda e a desigualdade, que voltou a crescer. É um fenômeno  nacional, mas ações que visam à redução das desigualdades devem ser estimuladas”, disse.