Vitor Valim salientou que a propositura não trata de limitar o ensino nas salas para mulheres, mas apenas da higiene das crianças que precisarem dessa atenção. Foto: ALECE.

O deputado estadual Vitor Valim (Pros) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de Lei de sua autoria, que tramita na Casa, conferindo a profissionais do sexo feminino a exclusividade nos cuidados íntimos de crianças em escolas do Ceará.

O parlamentar salientou que não se trata de limitar o ensino nas salas para mulheres, mas apenas da higiene das crianças que precisarem dessa atenção. “Ninguém está aqui prejulgando nenhum profissional ou desmerecendo os homens no ensino. Esse projeto tem o intuito de garantir que essa higiene seja feita somente por mulheres, pois os próprios órgãos de segurança já mostram que a maior incidência de abusos são cometidos por homens. O caráter é preventivo”, explicou.

A proposta contou com apoio de alguns parlamentares presentes. O deputado Walter Cavalcante (MDB), em aparte, observou a importância do caráter preventivo da proposta. “Esse projeto trará mais tranquilidade a pais que, muitas vezes, não têm como acompanhar de perto o que acontece nas escolas com as crianças. Não estamos desfavorecendo os professores, mas as mulheres têm um cuidado todo especial”, ressaltou.

O deputado Leonardo Pinheiro (PP) corroborou com Vitor Valim e ressaltou que, “infelizmente, os índices de pedofilia são maior no sexo masculino e o projeto tem seu mérito pelo caráter preventivo”.