Apesar dos mais de 12 mil votos de Ailton, em 2016, PSOL não atingiu quantidade mínima para eleger um vereador na Capital. Foto: Divulgação.

O nome do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) deve ser anunciado como candidato do Partido Socialismo e Liberdade à Prefeitura de Fortaleza somente na convenção partidária de julho do próximo ano. No entanto, a legenda já tem um desafio pela frente: se preparar para eleger ao menos um vereador para a Câmara Municipal.

Esse tem sido o principal objetivo da sigla na Capital cearense desde 2016, quando faltaram pouco mais de 400 votos para eleger um parlamentar para a Casa Legislativa da Capital cearense. O nome com maior potencial para ingresso na Câmara é o atual presidente da sigla, Ailton Lopes, que, inclusive, foi o quinto candidato mais bem votado do pleito passado.

Apesar de ter conseguido 12.483 votos nas eleições municipais de 2016, Ailton Lopes não conseguiu se eleger para a legislatura 2017-2020. Isso aconteceu por conta das regras do quociente eleitoral, que exigiam da coligação PSOL/PCB ao menos 29.200 votos para conseguir uma vaga na Câmara Municipal. A coligação, porém, só conseguiu 28.795, o que impediu Ailton de ser eleito por exatos 405 votos.

Na ocasião, o PSOL escolheu como candidato a prefeito, o ex-vereador João Alfredo, que já demonstrava pouco interesse na disputa eleitoral, e queria se dedicar à vida acadêmica. Porém, com uma eventual candidatura de Roseno no próximo ano, a legenda acredita conseguir o número de votos suficiente para eleger ao menos um vereador.