Vereadora Priscila Costa foi até Brasília divulgar cartilha junto à ministra Damares. Foto: Reprodução.

O suicídio já é considerado a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. De acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, a taxa é de 6,1 pessoas que se suicidam a cada 100 mil mortes, chegando a um total de 13.467 suicídios.

Diante deste cenário e com o objetivo de alertar, ainda mais, pais e jovens sobre a importância do tema, a vereadora Priscila Costa (PRTB), lançou uma cartilha educativa de prevenção à automutilação e suicídio, que está sendo distribuída em escolas públicas e particulares de Fortaleza.

Durante encontro com a ministra Damares Alves, em Brasília, a parlamentar anunciou o lançamento da cartilha em formato digital, que já se encontra disponível para todo o País, através do site: http://www.cartilhaalegriadeviver.com.br/.

Com o tema “Alegria de Viver”, a cartilha foi elaborada juntamente com uma psicopedagoga, Andreia Lima, que atua como psicanalista clinica há mais de 14 anos e conta a história do Téo, um jovem que passa por muitos desafios.

O exemplar fala sobre identidade, autoestima, resiliência, relacionamentos, família e diversos tipos de inteligência. Também traz informações sobre como identificar e abordar uma pessoa em situação de risco relacionado ao suicídio ou a prática de automutilação.

Priscila destaca que a cartilha é um instrumento de conhecimento, compreensão e ajuda. “Sabemos que 90% dos casos podem ser prevenidos. A cartilha ajuda a identificar e aproximar de alguém que você notificou e precisa de ajuda. É estranho falar de pessoas que tiram a própria vida, pois a maioria é jovem. Para nós, os jovens são os que pensam no futuro e lutam pela vida”.

Segundo ela, a vida atual dos jovens é muito interativa, conectada às redes, mas desconectada na vida real. “O avanço tecnológico que nos traz informações em tempo recorde, e com tantas interações onde procurar o sentido da vida? Vejo que é o abandono e a forma de se relacionar pelas redes”.