Vicente Arruda foi eleito 6 vezes deputado federal. Foto: Viola Jr. – Câmara dos Deputados.

A Assembleia Legislativa do Ceará homenageou, na manhã desta terça-feira (12), o ex-deputado federal Vicente Arruda, falecido aos 90 anos nesta madrugada.

Na abertura da sessão plenária, o primeiro secretário da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que presidia a Mesa Diretoria, deu espaço para que os parlamentares o homenageassem.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) lembrou que Vicente representou muito bem o Ceará em Brasília, em mais de 20 anos como parlamentar federal, sendo titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal.

Lucílvio Girão (PP) lembrou dos anos de convivência com o parlamentar, a quem chamou de orgulho para o povo de Granja, sua cidade natal, e de todo o Ceará.

Além de advogado formado pela Universidade Federal do Ceará, Vicente tinha formação em jornalismo – fora colunista do Jornal do Brasil por anos – e em Ciências Políticas pela renomada universidade de Harvard/EUA.

Minuto de silêncio

Sobrinho de Vicente Arruda, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) utilizou tempo no primeiro expediente da Casa para homenagear o tio. “O município de Granja perde o seu mais ilustre filho vivo”, lamentou.

> Romeu Aldigueri comenta carreira política do tio, Vicente Arruda; ouça:

 

O deputado afirmou que Arruda fora inspiração para sua entrada na vida pública. “Ele teve uma vida longeva, de 90 anos muito bem vividos. E sou muito grato por ele ter sido meu tio, sendo que estou na vida pública muito devido a ele”, salientou o deputado. “É um líder da família que se vai. Um homem que tinha a capacidade de agregar e unificar a família, sempre com um caráter ponderado, parcimônia, inteligência e carisma”, exaltou.

Fora realizado ainda um minuto de silêncio em memória do ex-deputado, que teve 6 mandatos na Câmara Federal. O corpo de Vicente Arruda será cremado, a pedido dele, informou Aldigueri.