Comitiva do CNJ em reunião ocorrida nesta quinta-feira (17) no TJ/CE. Foto: Tribunal de Justiça do Ceará.

Os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE), Ricardo Alexandre da Silva Costa e Alexandre Santos Bezerra Sá, estiveram reunidos nesta quinta-feira (17), com Carlos Vieira Von Adamek, o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com o juiz auxiliar do Conselho, Bráulio Gusmão, para tratar sobre a implantação da versão 2.1 do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Para Gusmão, a visita foi realizada para ampliar o sistema usado. “Realizamos essa visita para verificarmos o andamento da implantação da última versão do PJe e fazermos um alinhamento estratégico com relação à expansão do sistema, além de informarmos os projetos que o CNJ tem construído nessa área, citando como exemplo a inteligência artificial, para que o Tribunal continue caminhando conosco em busca da consolidação do sistema”, afirmou o juiz auxiliar. O Judiciário cearense adotou a versão desde o último dia 14. O magistrado disse, também, que por ser um sistema mais “leve” e “intuitivo” para o usuário interno e externo, “facilitará” os trabalhos, além de apresentar novas melhorias e funcionalidades que permitirá uma “agilidade” maior nas atividades diárias.

Outro assunto abordado foi a realização de sessões virtuais no Fórum das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. O juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa apresentou aos integrantes do CNJ os estudos que o TJ/CE vem fazendo nesse sentido. De acordo com ele, as sessões virtuais são relevantes porque possibilitam julgamentos mais rápidos dos recursos que tramitam no PJe no âmbito das Turmas Recursais”.

Também participaram da reunião o superintendente da Área Judiciária, Nilsiton Aragão, a secretária de Tecnologia da Informação, Denise Olsen, e o coordenador de Gestão de Sistemas Corporativos do CNJ, Thiago Andrade Vieira.

Com informações do Tribunal de Justiça do Ceará.