Deputado Idilvan ao lado do governador Camilo Santana. Foto: Reprodução/Facebook

O deputado Idilvan Alencar (PDT), uma das principais lideranças do governador Camilo Santana na Bancada Cearense, em Brasília, não viu com bons olhos o interesse do Governo do Estado em aderir o projeto da escola cívico-militar, sugerido pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao Blog do Edison Silva ele informou que sempre foi contra a proposta, que o modelo ideal é o de tempo integral. No entanto ele salientou que o Estado, apesar de ter requerido participação no programa, não vai aplicar a media nas instituições de ensino cearenses.

“O Camilo disse que são duas escolas, não que o Estado vai implantar esse ou aquele modelo. O modelo que defendemos é o do tempo integral. O governador já se explicou sobre isso”, disse o parlamentar.

Para ele, o modelo de ensino em tempo integral “tem se mostrado cada vez mais eficaz para a melhoria da aprendizagem. Os indicadores mostram que os estudantes passam a demonstrar mais interesse pela vivência escolar, a taxa de abandono diminui e o nível de aprendizagem evolui, sobretudo, em locais de condições socioeconômico mais baixas”.

Em sua rede social, o parlamentar frisou que esse é o modelo que precisa ser investido pelo governo brasileiro “em vez de investir, por razões puramente ideológicas, na militarização, em que não há evidências de que sejam replicáveis na escala que o Brasil precisa”.