Homenagem aos professores e avaliação do ensino básico

A comissão externa que acompanha o Ministério da Educação promove audiência pública nesta terça-feira (15) para debater sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2019. O pedido para o debate é da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF).

Ela considera o SAEB um dos elementos centrais para a aferição dos resultados da educação nacional. “Os diagnósticos obtidos pela realização de avaliações em larga escala e a compilação de indicadores orientam ações de planejamento do MEC e das redes de ensino, além de informar a sociedade em geral sobre o desempenho do sistema educacional local ou nacional, para fins de prestação de contas”, ressaltou.

Belmonte quer conhecer em especial a fundamentação para definição dos níveis de proficiência avaliados: insuficiente, básico e adequado.

Dia do professor

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação promove seminário nesta terça-feira (15), Dia do Professor, para debater políticas para valorização da categoria.

O pedido para realização do evento é da deputada Professora Rosa Neite (PT-MT). “O Dia do Professor é um momento especial de consideração e enaltecimento desta figura central para a garantia do direito à educação e à aprendizagem. É momento, também, de especial reflexão e debate sobre as necessárias políticas que precisam ser implementadas para valorização dos profissionais da educação, as quais envolvem formação, remuneração, carreira e condições dignas de trabalho”, ressaltou.

Agência Câmara