Médico, deputado Fernando Hugo cobrou plano de cargos e carreiras para os profissionais da saúde do Estado. Foto: Robério Lessa / Blog do Edison Silva

Um dia após o governador Camilo Santana ter sancionado duas leis que fazem parte do planejamento previsto pela nova Plataforma de Modernização da Saúde (PMS), foi exatamente a saúde a temática principal abordada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (1º), o deputado Fernando Hugo (PP) cobrou que o Governo do Estado implante o plano de cargos e carreiras para os profissionais de saúde do Ceará. “Sem criar uma carreira para esses profissionais, não adianta cobrar qualidade no atendimento nos postos de saúde, por exemplo”, pontuou.

Fernando Hugo acredita que somente com estabilidade os municípios terão como garantir médicos às disposição; ouça:

O deputado afirmou ser a terceira vez que apresenta projeto sobre a temática na Casa. “Vou apresentar novamente um projeto de indicação para que seja implantado o plano de cargos e carreiras. Temos que valorizar esses profissionais que cuidam da gente”, comentou o parlamentar, que exaltou, no entanto, o trabalho feito pelo secretário de saúde, Dr. Cabeto. “Tenho que comemorar aqui a sansão do governador Camilo Santana às leis da Plataforma de Modernização da Saúde, no Palácio da Abolição. Uma delas dará uma nova estrutura de organização à Sesa”, explicou.

Apartes

A deputada Dra. Silvana (PL), em aparte, destacou que Governo Federal tem feito um trabalho importante e que irá garantir melhorias no sistema de saúde do País. Também médico, o deputado Lucilvio Girão (PP) enfatizou a importância de valorizar os anos de estudos de um profissional de saúde e os esforços implantados para ingressar no sistema público. “Os médicos trabalham horas por dia em vários hospitais e correm o risco de amanhã não estarem mais empregados”, disse.

Edilardo Eufrásio (MDB), que fora prefeito do município de Tejuçuoca, alertou para a necessidade do plano de cargos para que se crie um vinculo dos profissionais com os hospitais e municípios. “Para próximo ano, muitos municípios estão correndo o risco de não terem médicos. Hoje em dia as prefeituras dormem com médico e acordam sem. É necessário atenção para não entrarmos em uma crise na saúde pública”, alertou. O deputado Marcos Sobreira (PDT) destacou que o Governo do Estado está realizando um trabalho importante e o doutor Cabetto afirmou que, até o fim do ano, deverá ser feito o concurso dos consórcios, que já estão com os contratos próximos de vencerem.

Heitor Férrer espera que PMS melhore a saúde do Estado, mas promete fiscalização por resultados; ouça:

Fiscalização

A deputada Dra. Silvana defendeu, ainda no primeiro expediente, uma maior fiscalização da conduta médica na rede de saúde pública do Ceará. Ela citou o exemplo o atendimento que uma senhora de idade teria recebido no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). “A paciente idosa veio de Itapajé com quadro hipertensivo e suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para o HGF já tarde na noite. O médico plantonista disse que não era caso para o hospital e mandou a paciente de volta, sem sequer tranquilizá-la. Por sorte, a família foi com a mesma até uma UPA, onde ela foi diagnosticada com paralisia facial, medicada para a pressão e assim, depois de orientada, encaminhada de volta para tratar do problema em seu município”, relatou.

Para a deputada, casos assim precisam ser denunciados e processados pelo Conselho Regional de Medicina. Ela ainda enalteceu as diretrizes da Plataforma de Modernização da Saúde, lançada pelo Governo do Estado.

Ordem do dia

O deputado Nizo Costa (PSB) parabenizou, durante a ordem do dia, as ações previstas pela nova Plataforma de Modernização da Saúde do Estado. O parlamentar disse que, essa medida vai permitir a descentralização da parte organizacional do setor no Estado, possibilitando melhoria na qualidade de atendimento à população cearense. “Fiquei muito feliz com essa lei, principalmente, quando o secretário da saúde informou que uma das primeiras ações acontecerão na região centro-sul do Estado”, acrescentou.

Na sequência, o deputado Edilardo Eufrásio (MDB) também ressaltou a sanção do governador Camilo Santana às leis que compõem a PMS. Para o parlamentar, elas mudarão a realidade do sistema de saúde do Estado. “O governador e o Dr. Cabeto (secretário da Saúde), por meio dessas leis, farão uma revolução na saúde no Ceará. Assim como está acontecendo com a educação, tendo as melhores escolas públicas do Brasil, bem como na segurança, com o enfrentamento à criminalidade, o sistema de saúde do Ceará será referência para o País”, afirmou.

Tempo de liderança

O deputado Heitor Férrer (SD) repercutiu matéria publicada no jornal Diário do Nordeste, que apontou que, no Ceará, de 2015 a setembro deste ano, 46.642 pessoas morreram devido a doenças ligadas ao coração. “Existem doenças que matam em silêncio e essas três são exemplo. Quantos de nós não ficamos sabendo de pessoas que faleceram por essas causas de forma inesperada?”, questionou.

De acordo com o parlamentar, 21.770 pessoas morreram vítimas de AVC, enquanto 19.384 de infarto agudo do miocárdio. “A população precisa estar atenta a essas doenças silenciosas e se prevenir. A medição de pressão arterial, colesterol e glicemia podem salvar muitas vidas. Se estes índices estão altos, basta fazer o tratamento por meio de medicamentos, dietas e exercícios físicos. Se você toma estes cuidados, já está se prevenindo e reduzindo os riscos”, recomendou o deputado, que também exerce a medicina.