Deputado Queiroz Filho (PDT) defende maior integração do Brasil com países vizinhos. Foto: Ascom/ALCE.

Inicia tramitação na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2), projeto de Lei de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que institui, de forma obrigatória, na grade curricular do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, a disciplina de Língua Espanhola. Caso a proposta seja aprovada, as aulas de Língua Espanhola serão ofertadas no horário regular dos Sistemas de Ensino.

Ainda de acordo com o texto da matéria, a oferta da disciplina deverá ser dirigida às três séries do Ensino Médio, tendo a disciplina de Língua Espanhola carga horária mínima de duas horas/aula semanais em cada ano do Ensino Médio. O processo de ensino-aprendizagem será feito seguindo orientações metodológicas expressas na Base Nacional Comum Curricular.

Os profissionais que poderão lecionar esta disciplina deverão ser formados em Licenciatura Plena em Letras-Espanhol ou em Licenciatura Plena em Letras com dupla habilitação em Espanhol-Português.

Para Queiroz Filho, “no Brasil, a língua espanhola é de suma importância, já que somos o único país da América do Sul que não fala espanhol. Seu estudo abre perspectivas para outras fronteiras no mercado continental, fortalecendo, além das questões econômicas, as relações culturais do Brasil com nossos vizinhos, sendo de grande importância para a integração dos povos da América Latina”.