Novo presidente do PT do Ceará, Conim (de vermelho) é da mesma ala do governador Camilo Santana. Foto: Divulgação.

Os membros do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará elegeram, na manhã deste sábado (19), o novo diretório estadual da legenda, e reconduziram Antônio Alves Filho, o Conim, ao comando da sigla. Da mesma ala do governador Camilo Santana, ele obteve 337 dos 354 votos dos delegados da agremiação. Deodato Ramalho, que se apresentou como candidato opositor, obteve somente 15 votos.

Conim assumiu o partido após a saída do De Assis Diniz que foi para a secretaria de Desenvolvimento Agrário com a saída de  Moisés Braz para assumir o mandato na Assembleia Legislativa. “É muito emocionante ser eleito no congresso do meu partido com a maioria dos votos dos meus companheiros. Inicio essa nova gestão com mais garra e vontade de lutar pela democracia e pelos direitos da classe trabalhadora”, disse Conim.

A nova gestão de Conim terá início em 2020 e permanecerá por quatro anos, ou seja, será responsável pelas decisões nas eleições de 2020 e 2022. O dirigente é da ala ligada ao governador Camilo Santana. Já em Fortaleza, a legenda é presidida pelo vereador Guilherme Sampaio.

A tese que guiará as definições do partido nos próximos quatro anos foi unificada e subscrita por todas as chapas votadas no Processo de Eleições Diretas (PED). São elas: Lula Livre pelo Brasil e o Ceará (480); Unidade pela democracia e socialismo – Lula Livre (490); Partido para todas e todos (450) Resistir e Vencer com Lula Livre (400), Esquerda Popular e Socialista (470) e Militância Socialista – Unidade e luta contra o fascismo (430).

O Congresso do PT teve dois momentos principais. O primeiro foi o da discussão das principais teses do partido, centralizando na campanha “Lula Livre”. Do ponto de vista organizativo, a direção da legenda colocou em evidência a discussão sobre os espaços para a Juventude e o PT Mulher, além da organização de plenárias e executivas itinerantes.

O partido também discutiu o processo eleitoral para se ter candidatura própria em Fortaleza, além de realizar uma força-tarefa na busca de reeleger os 14 gestores petistas com mandato em municípios cearenses. A agremiação pretende fortalecer campanha em municípios do Interior como Mauriti, Barbalha, Meruoca, Jaguaruana e Senador Pompeu, por exemplo.

O PT do Ceará, agora, com seus delegados eleitos para a etapa nacional, que acontecerá em novembro, deve apoiar, em sua maioria, a recondução do nome de Gleisi Hoffmann para a presidência do PT nacional.

De acordo com Conim, o processo realizado neste fim de semana demonstrou que o partido está unido, o que é bom para o governador Camilo Santana. Segundo ele, não existe mais o PT do Camilo ou o PT de outro dirigente partidário. “Todo o PT está unido para ajudar o governador a trabalhar”.

Em setembro passado, o partido renovou todos os seus 162 diretórios municipais, e tem como prioridade a reeleição dos atuais 14 prefeitos da sigla. Além de Fortaleza, o partido tem como prioridade o trabalho em Itapipoca, Juazeiro do Norte, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte, Mauriti, etc.

O partido também deve investir em candidaturas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como em Caucaia. Os nomes de Elmano de Freitas e José Airton Cirilo são citados como possíveis candidatos ao pleito no segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Como o Blog do Edison Silva já veiculou, a ex-deputada estadual Mírian Sobreira deve se filiar ao Partido dos Trabalhadores em breve. O PT pretende lançar um nome no município de Iguatu, onde Sobreira é uma das principais lideranças de oposição à atual gestão local. A probabilidade, hoje, de se indicar Mírian é muito grande dentro da sigla.

De acordo com o ex-presidente estadual da sigla, o secretário Francisco De Assis Diniz, as questões internas do partido não ocasionaram muitas divergências, tendo tensão somente no que diz respeito ao debate sobre as escolas cívico-militares, medida do Governo Bolsonaro que o governador Camilo Santana já demonstrou interesse.

PT Fortaleza

“Tivemos um processo de tensionamento, mas construímos um texto apresentando a posição do partido, dos acadêmicos, estudiosos, abrindo debate com o governador sobre isso”, disse De Assis.

No geral, as principais lideranças do partido no Ceará apontam que houve unidade em praticamente todas as demandas apresentadas no Congresso. Para o presidente eleito do PT Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio (PT), o importante deste congresso é o esforço grande de unidade por parte de todos  na negociação dos procedimentos e teses apresentados durante  o encontro.

Liderança do PT na Assembleia Legislativa, o deputado Elmano de Freitas destacou que o Congresso teve adesão expressiva que resultou em unidade interna para o próximo período.

O partido fechou questão quanto ao Governo do presidente Jair Bolsonaro, apoio ao governador Camilo Santana e mobilização da campanha de Justiça para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há mais de um ano condenado por corrupção.

Luizianne Lins

No que diz respeito à estratégia eleitoral para 2020, o partido definiu que fará lançamento de várias candidaturas a prefeito, inclusive, em Fortaleza. Ex-presidente estadual do PT, ex-prefeita da Capital e atualmente deputada federal, Luizianne Lins ainda é o nome que aparece como principal aposta petista para o pleito vindouro na Capital.

Segundo o deputado Acrísio Sena, o partido decidiu pela unidade “para enfrentar a lógica destrutiva do Governo Bolsonaro com articulação de uma frente ampla”. Essa frente inclui outros partidos de esquerda e centro-esquerda, como PCdoB, PDT, PSB e PSOL.

O governador Camilo Santana desmarcou a presença no Congresso, uma vez que está se dedicando exclusivamente ao atendimento às vítimas do desabamento do Edifício Andréa, ocorrido na semana em Fortaleza.