Nilson Diniz, presidente da Aprece. Foto: Blog do Edison Silva.

Os prefeitos do Interior do Estado estão preocupados com a possibilidade de não reeleição no pleito do próximo ano. Além da falta de credibilidade dos gestores políticos em geral, eles também enfrentam a redução no repasse de recursos o que prejudica o cumprimento de promessas de campanha. Eles acreditam que o cenário atual pode contribuir para um fraco desempenho nas urnas, segundo informou o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz.

De acordo com ele, os gestores municipais estão torcendo por uma recuperação da economia brasileira em 2020, o que fará com que muitos projetos sejam tocados, o que facilitaria a recondução deles para seus devidos cargos.

“Olha, eu acredito que com a melhoria da economia, os atuais prefeitos têm forte chances de se reelegerem. Mas acontece que a gente não sabe se haverá melhoria, até porque o Governo Central tem se envolvido em muitas polêmicas que fazem com que o País perca a credibilidade”, disse.

Segundo informou, essa situação de instabilidade política e econômica afeta diretamente os municípios que dependem dos recursos oriundos do Governo Federal.

De acordo com Diniz, as dificuldades com as quais as prefeituras vêm enfrentando já há algum tempo, tanto no que diz respeito à credibilidade da figura política quanto por questões financeiras, vão influenciar diretamente no curso da disputa eleitoral do próximo ano.

A Aprece realiza, a partir desta quarta-feira (16), e vai até sexta (18), o I Congresso dos Municípios Cearenses que tem como objetivo a defesa da boa gestão feita com conhecimento gerador de soluções.

O evento, segundo Diniz, propõe a troca de saberes, o compartilhamento de experiências, o contato com inovações tecnológicas e o amplo debate sobre os principais problemas que impedem a alavancagem dos municípios cearenses em todas as áreas, sobre tudo nas áreas fiscal, saúde e educação.

O governador Camilo Santana deve participar do encontro nesta quinta-feira (17) quando anunciará a realização de parceria entre o Governo do Estado e os 184 municípios cearenses, no que diz respeito ao incentivo fiscal.

O modelo de tal parceria será feito nos moldes do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), onde o Executivo Estadual premiará aquelas cidades que se destacarem na boa gestão fiscal. A proposta foi idealizada por Nilson Diniz, que acredita ainda dá tempo para que muitos prefeitos deem a volta por cima e evitem o fracasso nas urnas, como vem acontecendo ao longo dos anos.

Além das palestras e debates que serão propostos pelo Congresso dos Municípios, os prefeitos também aproveitarão o momento para trocar experiências e traçar acordos de bastidores com vistas ao pleito de 2020. Na quinta-feira, os trabalhos do evento serão abertos com palestra do governador Camilo Santana, quando ele anunciará a instalação do Programa de Eficiência da Gestão Fiscal Municipal.

São convidados desta mesa o secretário de Ciência e Tecnologia e Educação do Ceará, Inácio Arruda; a presidente da Fundação Osvaldo Cruz, Nísia Trindade Lima; o presidente da Assembleia do Ceará, José Sarto (PDT); a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/CE), Edilberto Pontes.

Glaldemir Aroldi apresentará a pauta municipalista, enquanto que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, compartilhará inovações e soluções de sua gestão para os demais prefeitos convidados.