Roberto Cláudio com Timothy M. Keller, prefeito de Albuquerque/Novo México; e Andre Sayegh, prefeito de Peterson/New Jersey. Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi convidado para integrar a Iniciativa “Champion Mayors for Inclusive Growth” (Iniciativa de Prefeitos Campeões para o Crescimento Inclusivo) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma coalizão mundial de líderes locais para o combate às desigualdades como forma de promover mais crescimento econômico inclusivo nas cidades. O convite foi feito pela secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, e pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, presidente da Iniciativa “Champion Mayors” da OCDE.

“Você fez da luta contra a desigualdade uma força motriz em sua agenda como prefeito. Essa questão também está no centro do trabalho da OCDE e dos líderes municipais de todo o mundo. Nos últimos três anos, unimos forças com mais de 50 prefeitos em todo o mundo – de Nova York a Fukuoka , de Freetown a Roterdã – nos comprometemos a trabalhar juntos para criar cidades mais justas e prósperas. Teremos o maior prazer em você se juntar à coalizão de prefeitos campeões que estão avançando na agenda global em direção a um crescimento mais inclusivo”, diz o convite.

A “Champion Mayors” para o Crescimento Inclusivo foi lançada em 2016 pela OCDE, ao lado do Prefeito Bill de Blasio, em Nova York. Mais de 25 prefeitos campeões se reuniram em Paris vários meses depois, seguidos pelo Terceiro Encontro em Seul, em outubro de 2017, e pelo Quarto Encontro em Atenas, em março de 2019. Atualmente, a coalizão internacional conta com mais de 50 Prefeitos Campeões.

Fortaleza beneficiada

Ao fazer parte da “Champion Mayors”, a Prefeitura de Fortaleza será convidada a endossar os princípios da “Proposta de Nova York”, o “Plano de Ação de Paris”, a “Agenda de Implementação de Seul” e o “Roteiro de Atenas sobre Inovação”, que simbolizam um compromisso compartilhado entre os prefeitos para combater as desigualdades. A Prefeitura também se beneficiará de uma plataforma única, sendo convidada a participar dos diálogos sistemáticos sobre políticas para o intercâmbio de melhores práticas com cidades do mundo inteiro.

Segundo a OCDE, para realizar esse trabalho, a Iniciativa Campeões de Prefeitos conta com uma série de instituições de apoio, incluindo a Bloomberg Philanthropies, Brookings Institution, C40 Cities Climate Leadership Group, United Cities and Local Governments (UCLG), Cities Alliance, ICLEI Local Governments for Sustainability, Lincoln Institute for Land Policy, National League of Cities and United Way Worldwide.

OCDE

Fundada em 1961, com sede em Paris, na França, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização internacional formada por 36 países, que tem como objetivo moldar políticas que promovam prosperidade, igualdade, oportunidade e bem-estar para todos. Em parceria com governos, formuladores de políticas e cidadãos, trabalha para estabelecer normas internacionais e encontrar soluções baseadas em evidências para uma série de desafios sociais, econômicos e ambientais.

Atualmente, o Brasil é um “Key Partner” (Parceiro-chave) da OCDE, juntamente com a China, Índia, Indonésia e África do Sul. O processo de adesão do País ao grupo ainda está em andamento.

Fonte: Ascom/PMF