O Progressistas (PP), uma das principais legendas governistas no Ceará e em Fortaleza, deve focar sua atuação em organizar candidaturas majoritárias no Interior do Estado. Na Capital cearense, além de interesse na vaga de vice-prefeito, o partido quer apoio de alguns deputados estaduais para eleger o maior número de vereadores para a Câmara Municipal em 2020.

Atualmente, a legenda tem apenas um vereador na Câmara de Fortaleza, Eron Moreira, que deve deixar os quadros do partido em março próximo, para ingressar no PDT, partido dirigido pelo prefeito Roberto Cláudio. De acordo com o secretário-geral do Progressistas, Paulo Henrique Lustosa, apesar de perder Moreira para uma sigla aliada, o partido está dialogando com outros vereadores, como Renan Colares, do PDT, no intuito de aumentar as chances do partido na disputa por vagas no Legislativo municipal.

Segundo disse, não há nada certo sobre uma possível ida do pedetista para a legenda, mas isso deve ser costurado com o pai de Renan, o deputado estadual Fernando Hugo Colares (PP), principal liderança política da Grande Messejana. Além de Hugo, Paulo Henrique ressaltou que outros deputados com densidade eleitoral em Fortaleza podem ajudar o partido na busca por nomes para a Câmara de Fortaleza.

Um deles é o Apóstolo Luiz Henrique, líder do PP na Assembleia Legislativa, que tem representatividade entre evangélicos da Capital. O deputado Lucílvio Girão (PP), que tem forte representatividade em Fortaleza, deve apoiar o nome de um sobrinho, que deve herdar os votos do ex-vereador Luciram Girão, falecido neste ano.

“Em Fortaleza, nosso primeiro passo é organizar uma chapa de vereadores. Em 2016, fizemos coligação com o PDT em uma chapa bastante complicada, no sentido de candidatos muito fortes. Agora queremos organizar uma chapa forte para eleger, pelo menos, dois vereadores”, disse o dirigente.

“Se olharmos para nossos deputados estaduais, temos bases eleitorais deles muito fortes em Fortaleza. O Fernando Hugo é uma liderança com força em Fortaleza, assim como o Apóstolo Luiz Henrique e Lucílvio Girão”, disse.

Sem o ingresso de Renan Colares, Paulo Henrique acredita em até dois eleitos para a Câmara de Fortaleza. Se o pedetista se filiar ao Progressistas, esse número saltaria para três, na avaliação dele.

O partido, porém, tem como estratégia principal disputar candidaturas majoritárias no Interior do Estado. A partir do próximo mês a legenda iniciará uma série de encontros regionais, que devem ser concluídos somente no período de desincompatibilização, em março de 2020. “A gente acha que o partido pode repetir mais ou menos o que fez na eleição passada”, previu.

Consolidar

No pleito de 2016, o PP elegeu 25 prefeitos e pretende aumentar esse número. O prefeito José Ailton Brasil é pré-candidato à reeleição no Crato. Em Massapê, onde o atual presidente do PP, Antônio José, perdeu a Prefeitura na disputa passada, também haverá representante da sigla disputando.

A região do Vale do Jaguaribe é outra área que deve receber atenção maior por parte do PP: Ererê, Alto Santo, Jaguaribara, Ocara e Jaguaruana. “A ideia é a gente consolidar onde já estamos e recuperar onde tínhamos prefeitos”, defendeu.

Como o Blog do Edison Silva já mostrou, o PP tem interesse em disputar, em Fortaleza, a vaga de vice-prefeito na chapa governista. Ele sinaliza que, dos partidos aliados do Governo Roberto Cláudio, o Progressistas é aquele que possui maior tempo de TV para ajudar candidatura aliada.

Presidência

“O PSD já anunciou que tem interesse na vice, e a gente respeita isso, reconhecendo a importância do partido para a coligação. Mas se for por tempo de televisão e capacidade de ajudar o processo, o PP merece mesmo tratamento. Como não existem dois vice, a gente precisa sentar e entrar no consenso”, disse.

O PP, no Ceará, é presidido pelo deputado federal Antônio José Albuquerque, o AJ Albuquerque, filho do Secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque (PDT). Já a presidência municipal de Fortaleza é comandada pelo ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Cals.