A deputada estadual Érika Amorim defende o 7 de setembro como dia da Oração da Madrugada. Foto: Edson Júnior Pio/ALECE.

A pauta de costumes segue em alta nas casas legislativas Brasil afora, e na Assembleia Legislativa do Ceará não é diferente. Depois de diversos projetos com o tema já tramitando na Casa, mais um inicia tramitação na sessão ordinária desta quarta-feira (23). A deputada Érika Amorim (PSD) apresentou proposta que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, o Dia Estadual da Oração da Madrugada.

A proposta só tem um Artigo e um parágrafo único, este sugerindo que a data seja celebrada, anualmente, no dia 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil.

“Buscando reconhecer a importância da oração na vida de nosso povo, da mesma maneira como se faz presente na Coreia do Sul, municípios brasileiros têm se organizado na expectativa de tornar o 7 de setembro, data maior de formação da nação brasileira, como o Dia da Oração da Madrugada nessas cidades”, justifica Amorim em sua proposta.

Ainda de acordo com ela, “a  prática da oração acompanha a vida dos que acreditam na providência de Deus, desde as eras mais remotas. Aprendemos sobre a prática de orar na madrugada, visto que Abraão, pai do povo hebreu, orava na madrugada, Moisés teve um encontro com Deus na madrugada, o salmista orava na madrugada, Jesus orava e ressuscitou na madrugada. O sábio Salomão recebeu de Deus a mensagem de que os que o buscam na madrugada o encontram”.

A parlamentar cita o desenvolvimento econômico da Coreia do Sul como um exemplo a ser seguido, afirmando ainda que isso se deu muito pela prática de oração na madrugada. Ela cita, inclusive, o ministro evangélico sul-coreano Paul Young Cho, que iniciou a prática de oração na madrugada.

“No Brasil, mais de mil igrejas adotam hoje essa ferramenta. Todos os dias seus membros se reúnem para orar pelo Brasil, por seus estados e municípios, pedindo ao Senhor que esta nação seja um país próspero, justo e ético”, destacou.

“Essa matéria é, portanto, uma prova inequívoca do reconhecimento da fé cristã do povo deste País, da importância dessa prática na vida da Nação brasileira e da certeza da presença de Deus no nosso cotidiano, protegendo e operando o seu melhor sobre nosso Estado do Ceará”, conclui.