Governador Camilo Santana apresentará aos prefeitos o Programa de Eficiência da Gestão Fiscal Municipal no Ceará. Foto: Ascom/Governo do Ceará.

O governador Camilo Santana (PT) é o palestrante na abertura do I Congresso de Municípios Cearenses sobre o Programa de Eficiência da Gestão Fiscal Municipal no Ceará. O evento acontece nesta quinta-feira (17) às 14h no Centro de Eventos, em Fortaleza, promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece. Na noite de quinta-feira (16) haverá reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

O Congresso, que se estende até sexta-feira (18), levará aos prefeitos e assessores debates sobre os rumos da gestão pública municipal, a Feira Soluções para a Saúde (Fundação Osvaldo Cruz  – Fiocruz); a III Feira do Conhecimento (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece e Instituto Centec).

“O nosso esforço é para levar capacitação, novos projetos, oportunidades para as gestões. Os municípios têm muitos desafios que precisam ser enfrentados com planejamento”, destaca o presidente da Aprece, Nilson Diniz.

Depois da palestra do governador Camilo Santana, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Glademir Aroldi, apresentará a pauta municipalista que tramita no Congresso Nacional como, por exemplo, o projeto que define os critérios de distribuição do recursos do leilão do petróleo do pré-sal marcado para acontecer dia 6 de novembro.

Está prevista para às 17h de quinta-feira (17) palestra da Secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, sobre a eficiência na gestão fiscal no governo do estado. Nesse painel o economista e auditor da Sefaz, Alexandre Cialdini, será o mediador.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, vai falar às 18h de quinta-feira sobre o tema “Compartilhando Inovações e Soluções para uma Gestão Eficiente“. O prefeito estará acompanhado de Philipe Nottingham, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza, e o debatedor será o prefeito de Chorozinho, Francisco de Castro Menezes Júnior.

A organização do Congresso chamou o Secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, para explicar esse projeto do governo sobre a construção tripartite da política de atenção primária da saúde. A palestra do Dr. Cabeto será na sexta-feira (18) às 14h. Também falarão sobre o tema, Paula Martina Nunes, da Coordenação Geral de Garantia dos Atributos da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde – SAPS; Dr. Carlos Ocké, diretor da Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABRES e Willames Freire Bezerra, presidente do Conasems.

Soluções

O I Congresso dos Municípios Cearenses também apresenta aos prefeitos a Feira Soluções para a Saúde, que, nesta edição, trará o tema Saúde Digital para territórios saudáveis e sustentáveis, com o intuito de oferecer soluções relacionadas ao conceito de One-Health (que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente).

Com informações da Ascom/Aprece.