Emília Pessoa foi candidata a vice-governadora, pelo PSDB, nas eleições do ano passado. Foto: site do PSDB.

Único município do Ceará, além de Fortaleza, que possui a prerrogativa de realizar segundo turno nas eleições municipais, Caucaia apresenta, até o momento, cinco pré-candidaturas com possibilidades de disputa no processo eleitoral do próximo ano. Um dos pretensos candidatos a prefeito em 2020 naquela cidade, o deputado estadual Vitor Valim (PROS) defende a união do grupo de oposição para fazer frente à candidatura governista.

O prefeito Naumi Amorim (PSD) é candidato natural à reeleição, e esta pretensão tem feito com que os oposicionistas se mobilizem contra a gestão atual. No entanto, se não estiverem unidos na disputa eleitoral do próximo ano, os opositores correm o risco de não atingirem a meta que querem.

Pelo menos é o que defende Vitor Valim. Atualmente, além de Valim estão colocados os nomes da atual presidente da Câmara, Natécia Campos (PMB), Emília Pessoa (PSDB) e Silvio Nascimento (Patri). Do lado governista, Naumi Amorim deve tentar a reeleição.

“A melhor composição será a união da oposição em torno de uma candidatura que estiver melhor posicionada, independente do nome”, afirmou o parlamentar. “Se sairmos fracionados só dá para a gestão que tem a máquina”.

O governador Camilo Santana deve apoiar o nome de Naumi Amorim, ainda que Natércia Campos faça parte de partido da base governista. No pleito do ano passado, a vereadora apoiou as candidaturas de Zezinho Albuquerque para deputado estadual, e AJ Albuquerque para deputado federal.

Outro nome que tem surgido como potencial candidato ao pleito do próximo ano é o do ex-prefeito de Caucaia, José Gerardo Arruda. No entanto, há um impasse em um possível pleito com sua participação. Sua filha, Lívia Arruda, é atual vice-prefeita da cidade.