Santa Cruz lamentou posicionamento do Itamaraty sobre ditadura militar. Foto: OAB.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, participou de solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza, na tarde desta terça-feira (1), e fez duras críticas ao momento atual das políticas internas e externas do Governo Bolsonaro (sem mencionar diretamente o presidente da República). Segundo ele, está em curso no Brasil uma tentativa de derrubada da democracia, que começa pelo enfraquecimento dos espaços de lutas pelos Direitos Humanos.

Santa Cruz foi convidado pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB) para entregar a comenda Dom Helder Câmara dos Direitos Humanos ao advogado Hélio Leitão, membro da OAB do Brasil. Durante pronunciamento, o presidente da instituição lembrou que há duas semanas, em Genebra/Suíça, o corpo diplomático brasileiro negou à Organização das Nações Unidas (ONU) que tenha havido ditadura militar no País.

“O Itamaraty disse que houve um ato de resistência ao comunismo, dentro do espectro mundial de enfrentamento entre o comunismo e o capitalismo. Esse talvez tenha sido o maior retrocesso da história dos direitos humanos, e ocorreu há duas semanas”, lamentou.

Segundo ele, há uma tentativa de derrubada da democracia brasileira, e o primeiro passo para isso acontecer é o enfraquecimento dos espaços de lutas dos direitos humanos. “Não é a toa a perseguição contra os indígenas, o meio ambiente, a União Nacional dos Estudantes. Não é atoa uma PEC que fala no fim da OAB e dos conselhos”, apontou.

Ainda de acordo com Santa Cruz, “seria ingenuidade achar que esse é um conjunto de medidas aleatórias. “O que faz com que eu durma em paz é que temos um exército também. Um exército de homens e mulheres que não tem pensamento ideológico de direita ou esquerda, mas um compromisso com a liberdade e democracia”, destacou.