MDB de Fortaleza ensaia nome de Eunício Oliveira. Possibilidade é de apoio a outra candidatura. Foto: Agência Brasil.

O Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, está buscando renovar suas bases nos municípios do Interior mas, principalmente, em Fortaleza. O partido tem ensaiado possibilidade de indicar um nome para a disputa à Prefeitura da Capital cearense, porém, não há um nome com densidade eleitoral para a disputa.

Correligionários do ex-senador Eunício Oliveira, que preside o partido no Ceará, afirmam que ele seria o principal nome da legenda para as eleições de Fortaleza. No entanto, isso sequer está no foco de prioridades do dirigente. O mais provável para 2020 é que a sigla apoie uma das principais candidaturas que devem ser colocadas para o pleito de 2020.

Existe possibilidade de apoio a uma potencial candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT), que já trabalha o nome da deputada federal Luizianne Lins. Já há algumas disputas eleitorais Luizianne e Eunício Oliveira se aproximaram. No entanto, até apoio a uma candidatura do PDT não está totalmente descartado.

Presidente do MDB de Fortaleza, o deputado Walter Cavalcante afirmou que o partido está sendo reestruturado na Capital e preparando uma chapa para a Câmara de Vereadores. “Até o momento não foi discutido quem vai ser o nome ou se vamos apoiar outra candidatura. Temos nomes como o Eunício, o deputado Danniel, o próprio Walter Cavalcante”, disse.

Com domicílio eleitoral em Fortaleza, Danniel Oliveira (MDB) afirmou que a expectativa e tendência é de que a sigla tenha candidatura própria, mas não será uma candidatura de si próprio. “Vamos construir uma candidatura que possa ter a vitória e para isso não pode ter candidatura de si próprio”, apontou.

Questionado sobre possibilidade de apoiar outros nomes que já estão sendo colocados na disputa, como da deputada Luizianne Lins, do deputado federal Capitão Wagner (PROS ) e do PDT, Oliveira destacou que caso ocorra tal alinhamento, isso será atípico ao que se está sendo discutido no momento.

O deputado Leonardo Araújo (MDB) destacou que o partido está pleiteando candidatura própria, destacando que este não é o projeto principal do ex-senador Eunício. “Se não for ele, temos o Danniel Oliveira, o Marlon Cambraia”, afirmou.

MDB e PDT

O emedebista destacou que a direção do partido em Fortaleza tem conversado com todas as outras siglas. Ele disse ainda que o partido faz parte da base de apoio ao Governo Camilo Santana e tem interesse de discutir com o governador o processo de eleição em Fortaleza.

Segundo ele, dirigentes de PT e MDB têm dialogado sobre o tema, visto que há possibilidade de se conversar com as bases políticas. Sobre a possibilidade de aliança entre MDB e PDT para  as eleições 2020, Araújo afirmou que não é prioridade do partido estar ao lado da sigla pedetista.

Ele, porém, disse que “a política traz peculiaridades e ninguém sabe como estará a política de amanhã”. O emedebista, porém, confirmou que proximidade maior existe com o Partido dos Trabalhadores.

Em quatro anos, Eunício Oliveira perdeu mais de 500 mil votos em Fortaleza

Principal nome do MDB no Estado, o ex-senador Eunício Oliveira viu sua densidade eleitoral diminuir nos últimos quatro anos em Fortaleza. No primeiro turno da disputa para governador, em 2014, ele obteve mais de 540 mil votos contra 434 mil de Camilo Santana. No segundo turno daquela disputa, o emedebista aumentou a vantagem para 702.380 votos, enquanto que Camilo, apesar da vitória no Estado, amargou derrota na Capital, reduzindo sua votação para 526.239 sufrágios.

Quatro anos depois, no pleito do ano passado, quando tentou reeleição para o Senado, Eunício Oliveira ficou na quarta posição em Fortaleza, com apenas 147.980 votos. Ou seja, reduzindo sua votação na Capital cearense, de um pleito para o outro, em mais de 500 mil votos.