Domingos Filho, presidente estadual do PSD, quer fazer o partido chegar nas próximas eleições com condições de eleger o segundo maior número de prefeitos no Ceará. Foto: Blog do Edison Silva.

Depois da adesão do prefeito Carlomano Marques ao PSD, agora é a vez do prefeito de Massapê, Jacques Albuquerque, também trocar o MDB pelo PSD. Depois de acertar o seu ingresso no partido comandado pelo ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, Jacques já teria comunicado sua decisão ao ex-senador Eunício Oliveira, presidente estadual do MDB. Jacques é candidato à reeleição, também com o apoio do PT do deputado Moisés Braz. No seu ingresso no PSD já ficou esclarecido o seu acordo com o deputado petista.

O governador Camilo Santana também já foi informado do acerto do prefeito de Massapê com o PSD. Segundo aliados de Domingos Filho, outros filiados ao MDB estão conversando com o presidente do PSD sobre mudança de sigla, tendo em vista as eleições do próximo ano. Domingos nega qualquer trabalho de aliciamento, afirmando que tem sido procurado por pessoas do MDB tendo em vista alguns descontentamentos com o partido de Eunício.

O MDB, na avaliação de alguns governistas, será o partido que mais poderá sofrer defecções até o lime do prazo de filiações de candidatos nas eleições municipais do próximo ano. Embora Eunício seja aliado do governador Camilo Santana, os filiados do partido não têm o mesmo tratamento dispensado pelo Governo do Estado aos demais integrantes da base governamental. E com Eunício sem mandato, também eles não estão tendo cobertura no plano nacional.

A maioria das emendas parlamentares do ex-senador, assim como os convênios que ele conseguiu, por força do cargo do presidente do Congresso Nacional, até o ano passado, aguardam liberação dos recursos. A posição do deputado federal Domingos Neto, como relator do Orçamento da União para o próximo ano, pode ser um facilitador para as liberações tão esperadas pelos prefeitos, o que ajuda na adesão ao PSD.