Luang Prabang, a antiga capital da província de Luang Prabang no norte do Laos, fica num vale, na confluência dos rios Mekong e Nam Khan. Habitada há milhares de anos, foi a capital real do país até 1975. É conhecida por seus muitos templos budistas, como o dourado Wat Xieng Thong, do século 16, e o Wat Mai, que já foi a residência do líder do budismo laosiano. Luang Prabang é o principal destino quando se visita o país.
Localizada no Norte do Laos, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco e merece o título. Repleta de belezas naturais, pessoas gentis e uma interessantíssima carga cultural. Apesar da intensa desigualdade social, que é muito aparente, você consegue encontrar alguns lugares refinados – herança da colonização francesa.

Saindo do aeroporto, a melhor opção é uma van que pode ser dividida com outros viajantes que cobram 50.000 kip por pessoa. A van te deixa na porta do seu hotel ou endereço solicitado.

TUK TUK –

Dentro da cidade, o transporte mais usado é o Tuk Tuk. Basicamente, é um táxi coletivo que comporta até 6 pessoas. Você encontra vários pela rua e, além de usar para trajetos curtos, pode também negociar os passeios combinando com o motorista o transporte de ida e volta e ele te espera na atração.

A moeda local é o KIP e a conversão do dólar estava 8,600. O valor do aeroporto é o mesmo das casas de câmbio do Centro, então fica mais prático trocar tudo na chegada do que procurar casas de câmbio durante os seus passeios.

A atração cultural mais bonita e energética de Luang Prabang é a Ronda das Almas, também chamada Tak Bat. Uma cerimônia budista que acontece diariamente, às 6h da manhã, quando os monges saem nas ruas para recolher a comida oferecida a eles. As pessoas, ajoelhadas nas calçadas, entregam suas oferendas aos monges.

Outra atividade é caminhar às margens do Rio Mekong. É um ótimo passeio a qualquer hora do dia. As construções mais imperdíveis da cidade, certamente, são as do Palácio Real, onde agora abriga o Museu Nacional de Luang Prabang.

Os passeios pelos principais templos, como Wat Mai, Wat Wisunalat e Wat Xieng Thong são imperdíveis, assim como, ao fim do dia, escalar o Monte Phou-Si, uma colina de aproximadamente 100 metros de altura, para ver o pôr do sol.

Texto e fotos:
A.Capibaribe Neto
Especial para o Blog do Edison Silva.