Coletiva de lançamento da Campanha de Combate ao Sarampo, em Brasília. Foto: Erasmo Salomão/MS.

Foi iniciada nesta segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que acontece em duas a etapas: a primeira para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, não vacinadas, e segue até 25 de outubro. E a segunda etapa para jovens de 20 a 29 anos, que acontece entre 18 e 30 de novembro.

Neste ano, até 21 de setembro, foram notificados 152 casos da doença no Ceará. Destes, 111 descartados, cinco confirmados e 36 em investigação. O Ministério da Saúde informa que a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) é segura e estará disponível em todos os postos de saúde dos 184 municípios cerenses. A meta desta campanha é vacinar, no mínimo, 95% das crianças ainda não vacinadas.

A priorização do grupo das crianças menores de cinco anos, na primeira etapa, deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, considerando os surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Metas

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explica que a meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, enfatizou o ministro. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou.

Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral.