O objetivo atual é reduzir ao máximo a distância entre a porcentagem a ser atingida até a data limite, no dia 29 de novembro. Foto: TRE.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Haroldo Máximo, confirmou ao Blog do Edison Silva que o Município de Fortaleza não atingirá a meta sugerida pela Justiça Eleitoral de cadastrar a biometria de pelo menos 80% do eleitorado até a data limite, no dia 29 de novembro de 2019. Até o momento, pelo menos 16 postos de atendimento estão distribuídos pela Capital cearense, e um maior, capaz de atender centenas de pessoas por dia, será instalado, em breve, no Centro de Eventos do Ceará.

Estamos muito preocupados, porque o percentual do Estado está excelente, mas o de Fortaleza não está nada bom. A gente tem uma meta sugerida de atingir pelo menos 0% do eleitorado, mas não chegaremos lá”, lamentou o presidente do TRE.

Segundo ele, o objetivo atual é reduzir ao máximo a distância entre a porcentagem a ser atingida até o prazo final. “Iremos implantar um posto de atendimento no Centro de Eventos com uma estrutura imensa. Mas precisamos que o eleitor não deixe para ir realizar seu registro biométrico de última hora. Isso pode causar muitos transtornos”, avaliou.

Somente neste ano o TRE resolveu investir em uma ação maior junto aos políticos, atores com maior interesse em que o eleitorado faça o registro biométrico e possa votar no pleito do próximo ano.

Dois encontros foram realizados, um na Câmara Municipal de Fortaleza e outro na Assembleia Legislativa do Ceará. De acordo com o desembargador Haroldo, após essa conversa foi possível perceber um aumento na procura de eleitores nos postos de atendimento da cidade.

No entanto, durante os ataques a equipamentos públicos e privados por facções criminosas, recentemente, o TRE resolveu interromper as atividades nos postos de atendimento, o que também fará com o órgão fique cada vez mais longe de atingir sua meta.

O eleitor que não realizar o cadastro biométrico não poderá votar nas eleições municipais do próximo ano. Deixando de realizar o ato do voto, ele poderá sofrer diversas sanções, inclusive, deixar de receber benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico podem agendar pelo número 148 ou aqui no site do TRE-CE, o dia e o horário mais convenientes. No momento do atendimento, são necessários documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado, ambos originais.

Consequências do cancelamento do título de eleitor

O cadastramento biométrico é necessário para que o eleitor consiga realizar algumas atividades da vida eleitoral e civil. Se o eleitor de Fortaleza não comparecer até o dia 29 de novembro, o título será cancelado, trazendo uma série de consequências.

O cancelamento ocasiona implicações no CPF e o eleitor fica impedido de: inscrever-se ou receber o Bolsa Família; emitir passaporte; fazer matrícula em instituições públicas de ensino; contrair empréstimos em bancos oficiais; tomar posse em cargo público e, se for servidor público, receber salário.

Locais para fazer a biometria

De segunda a sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10 às 17h:

– Posto do Via Sul Shopping;

– Posto do Shopping Parangaba;

– Posto do Shopping Benfica;

– Posto do North Shopping Jóquei;

– Posto do North Shopping Fortaleza;

– Posto do Shopping Riomar Fortaleza;

– Posto do Shopping Iguatemi;

– Posto do Shopping Riomar Kennedy.

 

De segunda a sexta, das 8 às 17h:

– Unidades Móveis (ligue 148 e consulte local);

– Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema;

– Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), no bairro Pref. José Walter – (Av. K, 330 – 1ª Etapa);

– Centro de Cidadania e Direitos Humanos, no Conjunto Ceará (Av. Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461);

– Vapt Vupt de Messejana;

– Vapt Vupt do Antônio Bezerra;

– Posto na UECE Itaperi;

– Posto do Parque das Crianças.

Com informações do TRE.