“Precisamos acabar essa marmota iniciada no Governo FHC de dar sem receber”, pontuou o parlamentar. Foto: Ascom/ALCE.

O deputado estadual Fernando Hugo Colares (SD), um dos mais entusiastas das políticas dos governos tucanos no Brasil, criticou a gestão do então presidente do País, Fernando Henrique Cardoso que, segundo disse, iniciou a chamada política assistencialista que virou principal moeda de troca durante as eleições. “Precisamos acabar essa marmota iniciada no Governo FHC de dar sem receber”, pontuou o parlamentar, que já foi filiado ao PSDB no Estado.

“Isso é um absurdo que se criou no Governo FHC e se manteve na sequência do desastre necrológico que o petismo fez”, pontuou Fernando Hugo durante aparte ao pronunciamento do deputado Sérgio Aguiar (PDT). “Deu-se bolsa para todo mundo, até para prostituição, sem nada se colher de volta, sem se aprimorar”, lamentou.

Segundo ele, o “bolsismo” foi criado na gestão de Fernando Henrique pela então primeira-dama do Brasil, a senhora Ruth Cardoso, quando, nas palavras do parlamentar, “perceberam que dar dinheiro indiscriminadamente poderia trazer para o Governo de plantão, e não para o Estado, benefícios eleitorais”.

Para o parlamentar, de todas as bolsas que os governos vêm distribuindo para a população mais carente, o Bolsa Família foi o que virou a maior moeda de troca durantes as eleições País afora. Fernando Hugo é um dos principais críticos do formato como o benefício social vem sendo distribuído. “O que vimos foi essa degenerescência de sair distribuindo bolsa para isso e para aquilo. E o Bolsa Família se tornou o maior cabo eleitoral do mundo”.