Reprodução TSE.

A pouco menos de um ano das Eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reunirá, nesta quinta (10) e sexta-feira (11), integrantes dos tribunais eleitorais no Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral para debater estratégias de ação conjunta com vistas ao pleito que se aproxima. Organizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE, com apoio do Grupo de Trabalho (GT) Comunicação, o evento ocorrerá no Auditório III do edifício-sede do Tribunal, em Brasília, e terá como temática central a “Comunicação Integrada”.

“Esta é uma das ações estratégicas de comunicação que estamos implementando no âmbito da Ascom do TSE com vistas a unificar o diálogo da Justiça Eleitoral com o cidadão brasileiro, de forma a prestar informações de qualidade, e de maneira coordenada, a respeito do processo eleitoral brasileiro”, afirma a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa. O principal objetivo do Encontro é a formulação e o alinhamento de estratégias nacionais, com a integração e a troca de experiências entre os comunicadores. O público-alvo são assessores, servidores e colaboradores da área de Comunicação da Justiça Eleitoral.

A abertura do evento será às 13h30 de quinta-feira (10), seguida pela palestra “Ferramentas de Inovação Tecnológica”, conduzida pelo fundador e ex-diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri. Os participantes também assistirão a um painel sobre o Programa de Enfrentamento à Desinformação com vistas às Eleições 2020, que será ministrado pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE e coordenador do grupo gestor do Programa, Ricardo Fioreze. Já o emprego de podcasts como ferramenta de informação será tratado por Miriam Moura, do Grupo InPress, na palestra “Podcast, a nova estrela do áudio”.

Na sexta-feira (11), o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, ministrará palestra sobre o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, bem como os sistemas eleitorais e aplicativos da Justiça Eleitoral. Na sequência, o assessor-chefe de Gestão Eleitoral (Agel) do TSE, Thiago Fini, conduzirá o painel “Resoluções das Eleições 2020: O que vem por aí”. E, fechando o ciclo de exposições, o head of news & sports do Google, Eduardo Brandini, explicará o funcionamento do YouTube e das novas soluções para os canais e conteúdos informativos que são divulgados pela rede.

O Encontro Nacional será encerrado com a reunião plenária dos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral, em preparação para as eleições 2020. Na ocasião, a Assessoria de Comunicação do TSE apresentará uma síntese das ações planejadas para os próximos meses. Na sequência, será aberto o debate em torno de outras ações possíveis de implementação, além do início da definição de processos de atuação institucional integrada da comunicação durante as eleições.

Fonte: Site do TSE.