Melhor desempenho de Heitor Férrer na disputa municipal ocorreu em 2012. Foto:: ALCE.

O presidente do Solidariedade (SD) no Ceará é o principal interessado em que o deputado Heitor Férrer (SD) se apresente como nome à disputa eleitoral de 2020. Férrer, porém, está com receio de entrar em mais uma corrida eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza, e só arriscará outra vez se houver garantias de recursos para uma campanha competitiva e alianças programáticas que garantam a participação dele. Em 2012, o parlamentar teve um desempenho surpreendente nas urnas, obtendo 262.365 votos para a Prefeitura de Fortaleza. Ficou em terceiro lugar. Quatro anos depois, resolveu tentar a sorte mais uma vez, mas viu seu número de votos cair para 90.510 sufrágios. Ficou na quarta colocação, logo atrás da então candidata Luizianne Lins.

Lins já se apresenta como possível candidata para o pleito de 2020, o que tem preocupado Heitor Ferrer, já que foi ela um dos responsáveis pela queda de sua votação. Além da petista, Capitão Wagner (PROS) também deve tentar, de novo, a eleição majoritária da Capital cearense.

Dentre os quatro primeiros colocados do pleito de 2016, somente Roberto Cláudio não tentará a vaga, mas será um dos responsáveis por indicar o nome de um governista para a função.

O presidente da executiva nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, está querendo conversar com Heitor sobre o pleito vindouro, mas o parlamentar está com receio de ir à Brasília, uma vez que ainda não tem resposta para dar.

Enquanto isso, Roberto Cláudio, Capitão Wagner e Luizianne Lins, e seus correligionários locais, vão trabalhando no intuito de construir candidatura robusta para o confronto eleitoral de 2020.

Vale ressaltar que, enquanto PT, PSL e PP são as siglas que elegeram nacionalmente maior número de candidatos à Câmara Federal, em 2018, e aquelas com maior tempo de propaganda em Televisão e Rádio. O Solidariedade, com 13 eleitos, ficou na 12ª posição, logo atrás do PDT de Roberto Cláudio.